Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 02 – Rosana Barros by Ivan Barros
18 de abril de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

O capítulo de hoje apresenta as duas instituições que Deus estabeleceu no Éden: o sábado e o casamento. Começando pelo sábado, Moisés relatou a criação e a existência desse mandamento, o qual o Senhor Deus escreveu com Seu dedo em tábuas de pedra e ainda reforçou, dizendo: “Lembra-te” (Êx.20:8). O sábado faz parte do plano original do Criador que, se não houvesse sido rompido, até hoje permaneceria sendo guardado por toda a humanidade como assinatura semanal inconfundível de um Deus que não muda (Ml.3:6).

No meio do capítulo nós temos a descrição da obra-prima da criação: o ser humano. Usando a matéria-prima “pó da terra”, Deus modelou o primeiro corpo humano e “lhe soprou nas narinas o fôlego de vida”, formando assim a primeira “alma vivente” (v.7). A criação do homem é realmente um relato muito especial, pois até então tudo havia sido criado pelo poder da palavra, mas percebemos Deus Se relacionando com esta parte de Sua obra de uma forma mais próxima e pessoal. Um privilégio que Ele ainda hoje nos outorga mediante o Espírito Santo. O Espírito de Deus é o fôlego de que necessitamos para ter vida, e vida em abundância (Jo.10:10).

Na continuação, lemos que Deus deu um presente a Adão e sua mulher, um presente de casamento. O Éden coroou a beleza da criação e foi o berço da instituição sagrada do matrimônio. De uma das costelas de Adão, sabiamente escolhida por Deus, como uma perfeita representação da função da mulher como esposa e da responsabilidade do homem como marido, o Senhor criou a primeira mulher. Ela foi criada por um osso – símbolo de força e resistência – tirado do lado do homem – símbolo de ternura e cuidado. Ou seja, amados, o casamento entre um homem e uma mulher deve ser uma união que seja estável, harmônica e resiliente. Nenhuma das partes domina a outra. Ambas andam juntas, como símbolo da união entre Cristo e Sua igreja (Ef.5:31-33).

Amados, Deus deseja abençoar cada lar de Seus filhos com as mesmas bênçãos dadas ao primeiro par. A cada sábado podemos desfrutar do antegozo do Céu se assim permitirmos. É privilégio nosso convidarmos o Espírito Santo para soprar sobre nós um novo fôlego de vida e nos capacitar a dizer não aos frutos proibidos desta geração. A “árvore do conhecimento do bem e do mal” (v.17) foi uma prova em que o primeiro casal fracassou. Mas o fato de que o Céu reserva para os fiéis a “árvore da vida” (Ap.22:2), é a prova de que o segundo Adão venceu, e nEle somos mais que vencedores (Leia Rm.5:19; 8:37).

E é nessa esperança que devemos estudar este livro. Os dois primeiros capítulos da Bíblia contam sobre a perfeita criação de Deus. Veremos a partir de amanhã, que o pecado causou uma ruptura entre Deus e o homem. Mas, com o perdão do spoiler, os dois últimos capítulos da Bíblia nos revelam que aquilo que era perfeito no início será restaurado, “e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts.4:17).

Nosso Deus, Criador dos céus e da terra, louvado seja o Teu nome, pois ainda na criação, sabendo do que aconteceria depois, o Senhor nos deixou duas instituições sagradas, as quais permanecem como símbolos do Teu desejo em nos salvar para estarmos Contigo para sempre! Que a cada sábado, desfrutemos da bênção, do descanso e da santificação deste dia. E que o casamento dos filhos do Teu povo brilhe para o mundo a mensagem de que logo voltarás para buscar a Tua igreja. Sopra em nós, Pai, o fôlego restaurador e renovador do Teu Santo Espírito! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos! E até amanhã, pela graça e misericórdia de Deus!

Bom dia da preparação, criados com um propósito eterno!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.