Reavivados por Sua Palavra


APOCALIPSE 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
15 de abril de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

967 palavras

1-8 Este é o clímax do cap. 20, e também a introdução à visão da Nova Jerusalém (21:9-22:). Bíblia de Estudo Andrews.

1 novo. Do gr. kainos, “novo” em qualidade, em contraste com aquilo que está gasto ou manchado. […] Neos, também traduzida por “novo” no NT (Mt 9:17; 1Co 5:7; Cl 3:10 etc.), se refere a novidade no tempo. Ao usar a palavra kainos, é provável que João tenha enfatizado que o novo céu e a nova terra serão criados a partir de elementos purificados do velho; por isso, serão novos em qualidade, diferentes. O novo céu e a nova terra são, portanto, uma recriação, uma formação do novo com base em elementos já existentes, não uma criação ex nihilo (comparar com 2Pe 3:13). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 988.

o mar já não existe. Na forma dos oceanos de hoje. Isso não elimina a possibilidades de haver agrupamentos menores de água na nova Terra. Bíblia de Estudo Andrews.

Nesta passagem, João simplesmente afirma que o céu, a terra e o mar não existirão mais da maneira que os conhecemos hoje (cf. PP, 44). CBASD, vol. 7, p. 989.

4 enxugará dos olhos toda lágrima. A recuperação dos traumas do passado pode levar tempo (ver 7:17). Bíblia de Estudo Andrews.

Morte. João afirma, na verdade: “Esta morte, que conhecemos tão bem e tanto tememos, será destruída”. CBASD, vol. 7, p. 989.

Primeiras coisas. Isto é, as circunstâncias que conhecemos hoje passarão. Não haverá nada com a marca da maldição. CBASD, vol. 7, p. 990.

Fiéis e verdadeiras. Isto é, genuínas e confiáveis. As palavras e promessas de Deus são totalmente confiáveis. Por isso, é possível se valer delas (ver Ap 22:6). CBASD, vol. 7, p. 990.

6 Sede. O cristão verdadeiro não fica ansioso para acumular as coisas deste mundo, ser rico em bens materiais. Em vez disso, mal vê a hora de beber profundamente das riquezas espirituais de Deus. CBASD, vol. 7, p. 990.

7 Vencedor. O cristão tem uma vida vitoriosa pelo poder do Espírito Santo. Ele pode cometer erros (ver com. de 1Jo 2:1), mas sua vida normal apresenta uma imagem de crescimento espiritual (cf. Ap 2:7, 11, 17, 27; 3:5, 12, 21). CBASD, vol. 7, p. 990.

Eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Comparar com Gn 17:7; 2Sm 7:14. A promessa de uma conexão familiar íntima é expressa aqui. O pecador salvo pela graça será recebido na família de Deus e conduzido a uma relação tão próxima quanto se nunca tivesse pecado. Os habitantes dos mundos não caídos não terão não terão proximidade maior com Deus e Cristo maio do que o pecador redimido (ver DTN, 25, 26). CBASD, vol. 7, p. 990.

8 Lista dos excluídos da cidade. A Bíblia não ensina a salvação universal. Bíblia de Estudo Andrews.

covardes. Não se refere aos naturalmente retraídos, mas àqueles que preferem a segurança pessoal em vez da fidelidade a Deus no tempo do fim. Bíblia de Estudo Andrews.

abomináveis. Termo associado à idolatria. Bíblia de Estudo Andrews.

assassinos. Este grupo inclui os perseguidores e assassinos do fiel povo de Deus ao longo da história. CBASD, vol. 7, p. 991.

Impuros. Do gr. pornoi, “fornicadores” (ver 1Co 5:9, 10, etc.). A forma feminina é traduzida por “meretrizes” (ver Mt 21:31, 32; Lc 15:30; comparar com Ef 5:3, 5).CBASD, vol. 7, p. 991.

feiticeiros. Aqueles que praticam magia (ver 9:21; 18:22, 23). Bíblia de Estudo Andrews.

Um equivalente moderno da antiga prática da feitiçaria é o espiritismo. CBASD, vol. 7, p. 991.

Mentirosos. Inclusive aqueles que pregam falsas doutrinas (ver com de Êx 20:16; ver PP, 309). CBASD, vol. 7, p. 991.

21:9 – 22:5 A nova Jerusalém é retratada como vinda de longe, em detalhes que ficam cada vez mais nítidos. Bíblia de Estudo Andrews.

9 um dos […] flagelos (ver 15:1-8; 17:1). Inicia uma série de contrastes entre a Babilônia, a cidade meretriz, e Jerusalém, a noiva do Cordeiro. Bíblia de Estudo Andrews.

Jaspe. A passagem diz, literalmente, “tendo a glória de Deus, seu luminar, como a pedra mais preciosa, como o jaspe, resplandecendo”. CBASD, vol. 7, p. 991.

12-14 doze portas […] doze tribos (ver Ez 48:30-35). Nos 12 fundamentos, todo o povo de Deus do AT e NT é representado. Bíblia de Estudo Andrews.

16 doze mil estádios. Cerca de 2.200 km. Não fica claro se esta é a medida da cidade ou a soma dos quatro lados. Bíblia de Estudo Andrews.

iguais. A cidade tem formato cúbico. O único outro cubo na Bíblia é o lugar santíssimo do santuário do AT (1Rs 6:20). Bíblia de Estudo Andrews.

17 a sua muralha, cento e quarenta e quatro côvados [ver 7:4-8; 14:1). […] Um côvado. Um côvado era a medida do cotovelo de um homem até a ponta dos dedos da mão. A parede media 144 côvados, ou seja, cerca de 65 metros. Bíblia de Estudo Andrews.

De anjo. A passagem diz: “de um homem, a saber, de um anjo”. O significado é um tanto enigmático. Por causa disso, alguns insistem que não deveríamos ser dogmáticos em aplicar padrões puramente humanos às medidas da nova Jerusalém. Quaisquer que sejam as dimensões, podemos ter a certeza de que tudo será perfeito. Os santos entenderão o significado das figuras usadas por João quando virem a cidade. CBASD, vol. 7, p. 993.

18 jaspe. Uma variedade de quartzo, em geral vermelha. Bíblia de Estudo Andrews.

Ouro puro. Parece que a estrutura da cidade tem a transparência do vidro. Sua beleza resplendente muda com cada raio de luz que incide sobre ela. CBASD, vol. 7, p. 993.

19, 20. As pedras preciosas aqui correspondem, em geral, às encontradas no peitoral do sumo sacerdote do AT. Os privilégios reservados ao sumo sacerdote estarão disponíveis livremente a todo o povo de Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

Pedras preciosas. São listados doze tipos de pedras preciosas no alicerce. Nem todas podem ser identificadas pelo joalheiro moderno, nem há muito proveito em fazer uma comparação entre elas e as pedras no peitoral do sumo sacerdote (Êx 28:17-20). CBASD, vol. 7, p. 993.

23 Não precisa. A luz criada não consegue superar a glória não criada da presença divina. CBASD, vol. 7, p. 994.

25 As suas portas jamais se fecharão. Sugere acesso universal e segurança. Tudo que poderia ameaçar a cidade e seus moradores foi derrotado. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.