Reavivados por Sua Palavra


APOCALIPSE 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de abril de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

429 palavras

A quinta trombeta usa a imagem de um ataque demoníaco para demonstrar o poder torturante de Satanás na vida dos maus (5, 6), mas também sua impotência diante do fiel povo de Deus (v. 4). Esta seção pode simbolizar a realidade e as consequências espirituais do secularismo e do ceticismo evolucionista, que vêm se tornando cada vez mais dominantes desde o século 19. Ela também é interpretada como o impacto político e militar de não cristãos militantes sobre o cristianismo apóstata. Bíblia de Estudo Andrews.

Vários comentaristas identificam a quinta e a sexta trombetas com os ataques dos sarracenos e turcos. Argumentam que as guerras entre os persas, liderados por Cosroe II (590-628 d.C.), e os romanos, sob Heráclio I (610-641), enfraqueceram os dois impérios, preparando o caminho para a conquista muçulmana. Sugerem que a chave foi a queda de Cosroe, cuja retirada do trono e assassinato, em 628, marcou o fim do império persa e abriu espaço para o avanço das forças árabes. CBASD, vol. 7, p. 875.

1 estrela caída. Referência à estrela da terceira trombeta (8:10). Os acontecimentos da quinta trombeta são consequências da primeira. Bíblia de Estudo Andrews.

A estrela descrita aqui não é vista caindo, como na terceira trombeta (Ap 8:10), mas já e mostrada caída na Terra. A figura de uma estrela caída do céu também ocorre na literatura apocalíptica judaica para descrever Satanás [citação omitida]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 875.

foi-lhe dada. Passivo divino: a voz passiva expressando ação de Deus. Ele tem controle total desta praga (ver também 9:3, 5). Bíblia de Estudo Andrews.

Isto sugere que o poder representado pela chave não era intrinsecamente dele, mas lhe foi concedido por um poder superior. CBASD, vol. 7, p. 875.

poço do abismo. Onde os demônios são confinados (Lc 8:31). O lugar de onde vêm as bestas (Ap 11:7; 17:8). Bíblia de Estudo Andrews.

Na comparação com os muçulmanos, o escurecimento do sol pode ser compreendido como o obscurecer do cristianismo. Esse foi o efeito da disseminação da religião islâmica. CBASD, vol. 7, p. 875.

2 fumaça […] fornalha. Lembra Sodoma e o Sinai (Gn 19:28; Êx 19:18). Bíblia de Estudo Andrews.

5, 6 cinco meses […] Naqueles dias […] não acharão. Esta praga resulta em tormento psicológico, não físico. Bíblia de Estudo Andrews.

10 cauda. Instrumentos de tortura. Simbolizam os profetas mentirosos de Is 9:15. Satanás usa falsas crenças para atormentar o povo. Bíblia de Estudo Andrews.

11 anjo. Provavelmente Satanás. As ações de Satanás e dos demônios estão sujeitas a limites e ao controle divino. Gafanhotos literais não têm líder (Pv 30:27), portanto os gafanhotos mencionados mencionados aqui têm sentido figurado. Bíblia de Estudo Andrews.

Abadom […] Apoliom. Nomes grego e hebraico que significam “destruidor”. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.