Reavivados por Sua Palavra


APOCALIPSE 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de abril de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

958 palavras

1-17 Este capítulo tem duas seções: os 144 mil (v. 1-8) e a grande multidão (v. 9-17). Ambas são metáforas para o povo de Deus no tempo do fim. As duas respondem à pergunta de 6:17: “Quem é que pode suster-se?” Bíblia de Estudo Andrews.

1 Quatro anjos. Estes anjos representam agentes divinos no mundo, retendo as forças do mal até que a obra de Deus no coração dos seres humanos seja concluída e o povo de Senhor receba o selo na testa. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 864.

Quatro cantos. Comparar com Is 11:12; Ez 7:2. Isto quer dizer que a Terra inteira está ameaçada. CBASD, vol. 7, p. 864.

Quatro ventos. Neste caso, os quatro ventos são forças destrutivas (ver v. 3). […] Como Apocalipse 7 parece uma resposta à pergunta final do capítulo 6 […], o segurar dos quatro ventos corresponderia a uma pausa temporária dos terrores registrados em Apocalipse 6, até que aqueles que devem permanecer firmes frente à tempestade estivessem preparados  para isso. à luz do grande conflito entre Cristo e Satanás, essas forças destrutivas representam os esforços de demônios em espalhar ruína e destruição por toda a parte. João viu quatro anjos; na verdade, muitos anjos se ocupam da tarefa de conter os desígnios do inimigo. Esses anjos seguram “o mundo […]. Eles contém os exércitos de Satanás até que o selamento do povo de Deus termine” […]. Quando os quatro anjos finalmente soltarem os ventos e deixarem de conter os desígnios maus de Satanás e “os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão a solta todos os elementos de contenda. O mundo inteiro se envolverá em ruína mais terrível do que a que sobreveio a Jerusalém na antiguidade” (GC, 614). CBASD, vol. 7, p. 864, 865.

2 Do nascente. Literalmente, “do nascente do sol”. […] O sinal do Filho do Homem aparecerá no oriente (Mt 24:30; cf. GC, 640, 641). Portanto, a direção da qual o anjo vem pode indicar que o mensageiro celestial foi enviado por Deus. CBASD, vol. 7, p. 865.

Selo. […] esta visão aponta para um selamento do povo de Deus que os preparará para resistir aos terríveis períodos de aflição que antecederão ao segundo advento […]. Assim como nos tempos antigos, o selo sobre um objeto revela a quem ele pertence. Logo, o selo de Deus sobre Seu povo proclama que Ele os reconhece como Seus (ver 2Tm 2:19; cf. TM, 446). A marca colocada sobre os servos fiéis de Deus é “o puro sinal da verdade”, Seu “selo aprovador” (T3, 267). Comprova a “semelhança a Cristo em caráter” […] O selo de Deus, a prova ou o sinal de Sua autoridade, é encontrado no quarto mandamento” […]. CBASD, vol. 7, p. 864.

De acordo com Paulo, o significado do selo é que o Senhor conhece os que Lhe pertencem (2Tm 2:19). Deus reconhece aqueles que Lhe pertencem e os sela com o Espírito Santo (Ef 4:30). Entristecer o Espírito Santo significa perder o selamento (Ef 4:30). […] No tempo do fim, o selo teria um significado adicional, funcionando também como proteção. Comentário Bíblico Andrews, vol. 4, p. 676, 677.

3 Não danifiqueis […] até. O juízo final sobre os ímpios só ocorrerá quando o povo de Deus estiver pronto (ver Ez 9:1-7). Bíblia de Estudo Andrews.

Até selarmos na fronte. Essa marca representa a qualificação do caráter (ver com. de Ez 9:4; cf. 2Tm 2:19). CBASD, vol. 7, p. 866.

4 Cento e quarenta e quatro mil. Um símbolo do povo de Deus no tempo do fim. Bíblia de Estudo Andrews.

A repetição de doze vezes o número doze mil (Ap 7:5-8) pode sugerir que o principal objetivo desta passagem não é revelar o número preciso dos selados, mas, sim, mostrar sua distribuição entre as tribos do Israel espiritual. […] Há diferentes opiniões quanto a quem, dentre a última geração de santos, fará parte dos 144 mil. […] O conselho a seguir parece oportuno: “Não é da vontade dEle [de Deus] que entrem em conflito sobre questões que não os ajudarão espiritualmente, como quem compõe o grupo dos 144 mil. Sem sombra de dúvida, os eleitos de Deus terão essa informação dentro de pouco tempo” (Ellen G. White, Material Suplementar sobre Ap 14:1-4; cf. PR, 189). CBASD, vol. 7, p. 866.

Os 144 mil e a grande multidão parecem ser o mesmo grupo do povo de Deus no tempo do fim, retratado em dois pontos diferentes do grande conflito entre o bem e o mal. O número simbólico calculável de 144 mil está em contraste com a grande multidão literal e incalculável. Isso não significa que a grande multidão não pudesse ser contada, mas apenas que 144 mil é o número simbólico da grande multidão, cujo númeero não é dado, mas é muito maior do que 144 mil. Comentário Bíblico Andrews, vol. 4, p. 678.

Todas as tribos. As 12 tribos não são citadas por ordem de nascimento. José e Levi substituem Dã e Efraim na lista costumeira (Nm 34:13-29, Js 13-19). Bíblia de Estudo Andrews.

Talvez Dã tenha sido excluída por causa de sua reputação de ter se envolvido em idolatria (Jz 18:30, 31). CBASD, vol. 7, p. 867.

14 Lavaram suas vestiduras. É explicado o motivo para a pureza das vestiduras. Os santos não são triunfantes por si mesmos, mas por causa da vitória conquistada por Cristo na cruz (ver com. de Ap 6:11). A relação entre justiça e vitória, ambas simbolizadas por vestes brancas (ver com. de Ap 3:4; cf. Ap 1:5), é demonstrada nesta passagem. O conflito é contra o pecado; a justificação é a vitória; a justiça de Cristo conquistou a vitória; ao aceitar Sua justiça, os pecadores se tornam, ao mesmo tempo, justos e vencedores. CBASD, vol. 7, p. 869.

15 Estenderá sobre eles o Seu tabernáculo. O ancião antevê as infindáveis eras da eternidade, ao longo das quais os salvos terão Deus de fato habitando no meio deles. Nunca mais serão privados da presença, do amparo e do favor divinos. Ficar sem a presença de Deus é perda completa; tê-lo habitando conosco é salvação eterna. CBASD, vol. 7, p. 869.

17 Enxugará dos olhos toda lágrima. Esta figura de linguagem significa que, no mundo por vir, não haverá razão para lágrimas.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.