Reavivados por Sua Palavra


2João – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de março de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Diferente de livros cuja autoria é desconhecida, a segunda epístola de João traz um destinatário enigmático. Conforme a raiz da palavra “eklekte kyria”, que significa “senhora escolhida” ou “senhora eleita”, João tanto pode ter escrito para uma mulher e seus filhos, ou, seguindo a orientação profética quanto ao significado da palavra mulher, pode ter se dirigido a uma determinada igreja e seus respectivos membros. O fato é que o discípulo amado prosseguiu em transmitir o mesmo princípio que norteou sua primeira epístola: o amor. Estendendo o seu sentimento como sendo o mesmo de “todos os que conhecem a verdade” (v.1), ele clarificou o conceito intrínseco de amar: conhecer e praticar a verdade.

Todos os que são conhecedores da verdade e que nela permanecem são condutos do amor do Pai. Um dos sinais que apontam para a proximidade da volta de Cristo é justamente a falta de amor provocada pela multiplicação da iniquidade (Mt.24:12). O que nos leva ao seguinte raciocínio: Se a falta de amor vem pelo aumento da iniquidade, e a iniquidade, ou o pecado, “é a transgressão da lei” (1Jo.3:4), logo, o amor advém do crescimento em obediência à verdade, através do Espírito Santo, “que Deus outorgou aos que Lhe obedecem” (At.5:32). Percebem, amados?

Satanás diz: “Não precisa obedecer, viva do seu jeito!” (Isto produz morte: “porque o salário do pecado é a morte” Rm.6:23).

Deus diz: “A obediência é fruto do genuíno amor, viva do Meu jeito!” (Isto produz vida: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Ap.2:10).

Não se trata, portanto, de salvação por obras, mas de sermos impulsionados a viver não mais conforme os nossos gostos e desejos egoístas, mas sob o constante governo do Espírito Santo. Não é o que eu faço, e sim o que Ele faz em mim, por mim e através de mim. Não se trata de um governo arbitrário, mas eleito pela escolha e entrega dos “que que andam na verdade” (v.4). O Senhor deseja restaurar em nossa vida o que no princípio foi estabelecido. E isso só acontece quando permitimos que o Espírito Santo nos guie “a toda a verdade” (Jo.16:16), “porque muitos enganadores têm saído pelo mundo afora” (v.7) e precisamos estar vigilantes para não perdermos “aquilo que temos realizado com esforço”, para recebermos “completo galardão” (v.8).

Devemos vigiar e orar para perseverar “em verdade e amor” (v.3). Mas o que exatamente é a verdade? A Bíblia nos apresenta as cinco colunas da verdade:

  1. Deus é a verdade: Jr.10:10; 1Jo 5:20;
  2. Jesus é a verdade: Jo.14:6;
  3. O Espírito Santo é a verdade: 1Jo.5:6;
  4. A própria Bíblia é a verdade: Jo.17:17;
  5. A Lei de Deus é a verdade: Sl.119:142, 151, 152; Tg.2:10-12

Ultrapassar “a doutrina de Cristo” (v.9) é estabelecer conceitos e ideias incompatíveis com o que Ele já nos revelou por meio de Sua Palavra. Notem que João disse basicamente assim, parafraseando, nos versos cinco e seis: “Eu não estou escrevendo nada diferente, mas o mesmo mandamento que vocês já conhecem desde que se converteram: devemos nos amar uns aos outros. E o conceito desse amor é este: praticar os mandamentos de Deus. Portanto, amar ao próximo consiste em andar nesse amor” (v.5-6). Examinem os evangelhos e verifiquem se a vida de Jesus não foi o cumprimento perfeito da verdade e do amor. E a “todos os que conhecem a verdade” (v.1), Ele diz: “Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor; assim como também Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço” (Jo.15:10).

O amor bíblico, amados, não pode ser comparado com o amor barato que tem sido vendido em muitos púlpitos a preço da ingenuidade ou do conformismo de muitos. O amor conforme as Escrituras é esclarecedor, é verdadeiro e nele não há confusão. Permita que este maravilhoso amor continue sendo derramado em seu coração pelo Espírito Santo (Rm.5:5). Que Ele te guie a toda a verdade e, nesta jornada rumo aos Céus, muito em breve, “conversaremos de viva voz” com o nosso amado Jesus, para que então, “a nossa alegria seja completa” (v.12).

Nosso Pai do Céu, o Senhor que é a própria Verdade não permitiria que fôssemos enganados pelo inimigo sem nos oferecer a oportunidade de conhecermos a verdade. Graças Te damos, Pai, pela Tua Palavra, que nos guia, nos santifica e fortalece a nossa fé em Ti! Concede-nos a sabedoria de que precisamos para não ultrapassarmos a doutrina de Cristo; antes, que possamos permanecer em verdade e amor. Paizinho, nos torna mais e mais achegados a Ti para que, naquele grande Dia, recebamos completo galardão. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, eleitos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#2João #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.