Reavivados por Sua Palavra


1PEDRO 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de março de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Antes do início de qualquer construção, é realizada uma fase de limpeza. O solo precisa ser preparado e estar livre de toda sujeira que possa atrapalhar. Só então estará pronto para receber o alicerce que irá sustentar toda a edificação. Assim é em nossa vida espiritual, amados. Quando nos despojamos “de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências” (v.1), preparamos o solo do nosso coração para ser edificado em Cristo Jesus como casa espiritual, a fim de sermos Seu sacerdócio santo (v.5). Foi quando os discípulos resolveram suas divergências e uniram-se em oração, que tornaram-se aptos para receber o poder do Espírito Santo e serem testemunhas de Jesus. Onde há contendas e invejas, difamações e ruins suspeitas, não há “crescimento para salvação” (v.2), nem tampouco o poder do Espírito.

Fomos chamados, como “povo de Deus” (v.10), para proclamarmos “as virtudes” de Cristo (v.9). “Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios” (v.11-12). O mundo precisa de servos e servas de Deus como Daniel, que quando observado pelos inimigos, não pôde ser acusado, “porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa” (Dn.6:4). “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (v.15). Pois “todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nEle é divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1Jo.3:9).

Eis o resumo da “ópera”, amados: “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (v.17). A vida de Jesus foi a perfeita sinfonia e não houve sequer uma nota dissonante, pois Ele “não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em Sua boca” (v.22). Em Sua incomparável obra pelo resgate da raça caída, “quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-Se Àquele que julga retamente” (v.23). Fomos chamados para seguirmos os Seus passos (v.21) e, como Ele, suportar a injustiça, retribuindo sempre o mal com o bem. O apóstolo Paulo também escreveu aos romanos: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm.12:21).

Pelas chagas de Cristo fomos sarados (v.24). Pela morte mais injusta sobre a face da Terra, nos foi garantida a justiça eterna que nos habilita para o Céu. Tendo em mente que foram os nossos pecados que pregaram o corpo de Jesus “sobre o madeiro” (v.24), vivamos “como servos de Deus” (v.16), praticando o bem ainda que retribuídos com o mal. A hora de maior provação se aproxima. E isso exigirá de nós a fé e a perseverança que possuía a igreja cristã primitiva. Tertuliano, um líder cristão muito respeitado que viveu entre o primeiro e o segundo século, escreveu o seguinte a fim de fortalecer um grupo de cristãos que estavam há muito tempo na prisão: “Os pés não sentem as correntes quando a mente está no Céu” (Que Falem os Primeiros Cristãos, p. 55).

Eu não sei quanto a vocês, mas essa frase me impactou profundamente. “Os pés não sentem as correntes quando a mente está no Céu”. Mas ela define bem a fé inabalável daqueles homens e mulheres dispostos a seguir na senda ensanguentada do Príncipe Emanuel. Que com o coração alicerçado em Cristo Jesus, nossas palavras e atitudes sejam luz para a glória do Pai, pelo poder do Espírito Santo. Se assim perseverarmos a cada dia, o Senhor nos sustentará nos dias finais e ficará muito claro diante do Universo, que Deus ainda tem um povo para chamar de Seu.

Pai Santo e Bendito, graças Te damos pelo sangue do Cordeiro, que lava as nossas vestes e as alveja, a fim de sermos Teu sacerdócio santo! Graças Te damos por nosso Salvador Cristo Jesus, que por Sua maravilhosa graça nos remiu e por Teu Espírito que nos santifica mediante a Tua Palavra! Senhor, purifica o nosso coração e dá-nos a mente de Cristo! Enche o nosso coração do Teu amor, de maneira que possamos Te contemplar a cada dia, e pela contemplação, sermos transformados à Tua imagem. Firma o nosso coração em Ti, de forma que não importa o que aconteça, a nossa mente esteja no Céu. Nós confiamos em Ti e oramos no maravilhoso nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, povo de propriedade exclusiva de Deus!

Rosana Garcia Barros

#1Pedro2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.