Reavivados por Sua Palavra


Tiago 3 – Comentários Selecionados by Jeferson Quimelli
7 de março de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1173 palavras

Homens e mulheres podem fazer grandes coisas se mantiverem suas línguas sob controle. Palavras gentis podem ser usadas para domar e treinar animais. Palavras também podem promover a cura e trazer bem-estar emocional e mental. … A língua pode ser repugnantemente má, espalhando seu veneno por toda parte. Ou pode ser uma ferramenta de poder para o bem, inspirando e habilitando pessoas a se assemelharem mais a Jesus. Se aceitamos como impossível que água boa e ruim possam fluir da mesma fonte, como podemos aceitar que palavras de encorajamento e intimidação possam fluir da mesma boca? A fonte de nossas palavras precisa ser santificada com a presença de Deus. … Despejar palavras raivosas sobre outros não é do agrado de Deus. Pelo contrário, essa é uma ferramenta muito usada pelo diabo para envenenar tanto aqueles que falam quanto os que escutam. Tal comportamento não é consistente com um cristão o qual deve espalhar a “boa notícia” do Senhor Jesus Cristo. A confusão é o resultado final de se espalhar o ódio, a raiva e a inveja. [Robin Pratt, em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/06/09/]

1 O ensino era uma profissão altamente valorizada e respeitada na cultura judaica, e muitos judeus que abraçaram o cristianismo queriam se tornar mestres. Tiago alertou que, embora seja bom aspirar a ensinar, a responsabilidade dos mestres é grande porque suas palavras e exemplos afetam a vida espiritual dos outros. Se você está em uma função de ensino ou liderança, como está afetando aqueles que lidera? Life Application Study Bible Kingsway.

Havemos. O apóstolo se inclui, como mestre e alguém propenso a correr os perigos e a cometer os erros próprios desse ofício honroso. Desse modo revela o espírito de humildade genuína, que também busca estimular em seus irmãos. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 573.

Maior juízo. Isto é, um juízo mais severo. Existem níveis de responsabilidade na obra do Senhor, e aqueles que se jactam em ensinar serão cobrados por sua conduta pessoal e influência sobre os demais (Mt 23:14). Espera-se que o mestre conheça mais da vontade de Deus do que outros, e sua conduta deve ser exemplar. CBASD, vol. 7, p. 573.

2 Tropeçamos,i.e., “pecamos”. […] a maneira de refrear a língua não é simplesmente guardar silêncio, mas sim, levar “cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (2Co 10.5; cf Fp 4:8; Mt 12.34). Bíblia Shedd.

Refrear. Ver Tg 1:26. As palavras de uma pessoa revelam o teor geral de seus pensamentos. Se ela controla seus pensamentos ao ponto de suas palavras serem sempre semelhantes às de Cristo, “todo o corpo” estará sob controle (Mt 12:34-37)CBASD, vol. 7, p. 573.

5 Assim, também. Tiago compara a relativa pequenez do leme à pequenez da língua e destaca as potencialidades da língua para o bem e para o mal. CBASD, vol. 7, p. 574.

6 Fogo. Tudo o que se pode dizer sobre o poder destrutivo de uma pequena chama pode também ser aplicado ao poder em potencial da língua. Irmãos de fé não devem só evitar o falar destrutivo, mas também as fagulhas destrutivas que se dispersam das palavras alheias. CBASD, vol. 7, p. 574.

inferno. Não o “hades” (termo usado na maior parte do NT para inferno), mas geena, nome do depósito de lixo fora de Jerusalém que queimava e exalava fumaça todo o tempo. Tornou-se uma figura do castigo final dos ímpios. Bíblia de Estudo Andrews.

Algumas palavras ditas com raiva podem destruir um relacionamento que levou anos para ser construído. Antes de falar, lembre-se de que as palavras são como fogo – você não pode controlar nem reverter o dano que elas podem causar. Life Application Study Bible Kingsway.

Veneno mortífero. Isto é, atua sobre a felicidade individual e a paz da sociedade, como o veneno sobre o corpo humano. A perda da confiança, paz e amizade é o resultado inevitável de uma língua precipitada e imprudente (Sl 140:3; Rm 3:13). CBASD, vol. 7, p. 575.

Lembre-se que não estamos combatendo o fogo da língua em nossa própria força. O Espírito Santo nos dará poder crescente para monitorar e controlar o que dizemos, para que quando formos ofendidos, o Espírito nos lembre do amor de Deus, e não reajamos de forma odiosa. Quando formos criticados, o Espírito curará a dor, e não atacaremos. Life Application Study Bible Kingsway.

9-12 Nossa fala contraditória frequentemente nos confunde. Às vezes nossas palavras são certas e agradáveis a Deus, mas outras vezes são violentas e destrutivas. Qua desses padrões de fala reflete nossa verdadeira identidade? A língua nos dá uma imagem de nossa natureza humana básica. Fomos feitos à imagem de Deus, mas também caímos em pecado. Deus trabalha para nos mudar de dentro para fora. Quando o Espírito Santo purifica um coração, ele dá autocontrole para que a pessoa fale palavras que agradem a Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Amaldiçoamos. Damos evidência de que somos cristãos genuínos quando bendizemos nossos inimigos (Mt 5:44 e 45). O próprio Cristo não proferiu “juízo infamatório” contra Satanás (Jd 9). A maldição nasce da ira e exibe o espírito de Satanás, “o acusador de nossos irmãos” (Ap 12:10). Tiago mostra que a pessoa pode ter “língua dobre”, bem como “ânimo dobre” (Tg 1:8). CBASD, vol. 7, p. 575.

13-17 A natureza prática da sabedoria é explicada nesta passagem. Bíblia de Estudo Andrews.

13-18 Você já conheceu alguém que dizia ser sábio mas que agiu tolamente? A verdadeira sabedoria pode ser medida pela profundidade do caráter de uma pessoa. Assim como você pode identificar uma árvore pelo tipo de fruta que ela produz, você pode avaliar sua sabedoria pela maneira como você age. A tolice leva à desordem, mas a sabedoria leva à paz e à bondade. Você está tentado a aumentar o conflito, passar adiante uma fofoca ou atiçar o fogo da discórdia? Fala cuidadosa e cativante e palavras sábias e amorosas são as sementes da paz. Deus ama os pacificadores (Mateus 5:9). Life Application Study Bible Kingsway.

13 Mostre. A sabedoria genuína será demonstrada nas obras. O caráter de uma pessoa é demonstrado pelo fruto que produz, como enfatizado no v. 12. CBASD, vol. 7, p. 576.

14 Coração. A inveja e o sentimento faccioso podem ser ocultados, mas são como água amarga de uma fonte (v. 11), um dia jorrarão em palavras ou atos. Tiago indica que sempre devemos fazer um atento exame de coração. CBASD, vol. 7, p. 576.

Nem vos glorieis. Os cristãos não devem se gloriar de realizações nem de habilidades pessoais. Quem possui espírito faccioso normalmente busca atrair apoio por meio de autoafirmação. Essa jactância revela falta de sabedoria. O espírito de serviço é a única base legítima para a popularidade. CBASD, vol. 7, p. 577.

18 paz. Ideia hebraica de shalom, significando plenitude espiritual e física, bem como saúde emocional. A discórdia produz sofrimento – físico, emocional e espiritual. Bíblia de Estudo Andrews.

É em paz. Um caráter justo se desenvolve apenas pelo pacificador. Tiago obviamente compara os resultados da inveja e da contenda, que produzem apenas frutos inúteis (v. 16), com a recompensa de objetivos e métodos pacíficos. CBASD, vol. 7, p. 578.

Promovem a paz. Cristãos genuínos são os conciliadores de diferenças no lar e na igreja (Mt 5:9). Quem semeia paz desfruta paz, em parte nesta vida e, plenamente, na vida porvir no reino do “Deus da paz” (1Ts 5:23). CBASD, vol. 7, p. 578.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.