Reavivados por Sua Palavra


Tiago 2 – Comentários Selecionados by Jeferson Quimelli
6 de março de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1089 palavras

Tiago está nos lembrando de que não devemos assumir o nome de Jesus Cristo e ao mesmo tempo mostrar favoritismo para com algumas pessoas em detrimento de outras. Como poderemos ficar com a consciência tranquila se mesmo no ambiente de culto tratamos melhor uma pessoa bem vestida, rica, do que uma pessoa humilde, com roupas simples, a quem praticamente ignoramos (vs. 1-11)? [Robin Pratt, em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/06/08/]

1 Meus irmãos. Essa expressão comum é bastante adequada, devido à ênfase dada neste caso ao princípio da igualdade. Se os membros de igreja se guardarem “incontaminados do mundo” (Tg 1:27), evitarão discriminação com base em riqueza ou pobreza. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 563.

6 oprimem. Os profetas sempre denunciaram a exploração dos pobres, estrangeiros, órfãos e viúvas (Jr 7:6; 22:3; Ez 18:12; Am 4:1; 8:4; Ml 35). Bíblia de Estudo Andrews.

tribunais. Processo judicial por dívida, aluguel, salário e penhores. Com frequência, na atualidade, os pobres não têm recursos para vencer batalhas judiciais e acabam em prisões ou nas ruas, sem teto e sem apoio. Bíblia de Estudo Andrews.

9 Acepção. Racismo, preconceito, parcialidade étnica e diferença de classes, bem como conflitos religiosos e nacionalistas em qualquer tempo ou lugar encontram raízes no pecado da acepção de pessoas. Isso é detestável a um Deus que ama a todos e chama todo ser humano de filho. Bíblia de Estudo Andrews.

Pecado. Ao mostrar deferência ao “rico” é provável que os cristãos pensassem que cumpriam a lei do amor. Mas essa mesma lei mostra que pecaram ao serem parciais ao tratar as pessoas. CBASD, vol. 7, p. 566.

Transgressores. Do gr. parabatai, literalmente, “aqueles que se desviam do caminho [verdadeiro]”. CBASD, vol. 7, p. 566.

10 Culpado de todos. Para transgredir a lei, seja civil ou religiosa, não é necessário violar todas as leis; um erro apenas é suficiente. A questão básica está na lealdade à autoridade. Uma violação apenas é o bastante para revelar a disposição do coração. “Um vidro, mesmo que atingido num só ponto, é considerado um vidro quebrado. A lei não é um conjunto de dez pinos, um dos quais pode ser derrubado enquanto os outros permanecem em pé. A lei é uma unidade: o amor. Violá-la em um ponto é violar o amor como tal, ou seja, toda a lei”CBASD, vol. 7, p. 566.

12 Falai. Em suma, o apóstolo exorta seus irmãos na fé a se esforçarem na prática diária de falar e fazer o que está em harmonia com a lei de Deus. A afirmação de Tiago de que somos responsáveis por nossas palavras e nossos atos é característica dele, e é outra alusão aos ensinos de Cristo (Mt 12:36, 37). CBASD, vol. 7, p. 567.

julgados pela lei da liberdade. Existem dois padrões no juízo final: a lei (Rm 2:12) e nossa resposta a Jesus (Jo 5:24). Os dois estão intimamente ligados, uma vez que a resposta de fé na salvação por meio de Cristo conduz os fiéis à grata obediência à vontade amorosa de Deus, conforme revelada em sua lei. […] A rejeição a Jesus a a sua vontade revelada determina o destino do indivíduo no juízo. A ideia de que a quebra de um mandamento transforma a pessoa em transgressora da lei e sujeita ao julgamento deve despertar cuidado no falar e no agir. Bíblia de Estudo Andrews.

14-26 Estes versículos têm sido usados como argumento para mostrar que as pessoas precisam fazer algo para obter a salvação. Portanto, a passagem é considerada ou uma contradição da tese de Paulo de que “o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei” (Rm 3:28-4:25). Porém, não se trata de uma reação a Paulo, senão de uma ilustração da “religião pura e sem mácula” (Tg 1:27). Tiago e Paulo não se contradizem; eles se complementam. “A fé que atua pelo amor” (Gl 5:6) é o equivalente de Paulo ao argumento de Tiago. Bíblia de Estudo Andrews.

14 obras. Quando se fala em “obras” em Romanos e Gálatas, Paulo se refere à tentativa de obter salvação pela observância da “lei”. Para ele, essas obras são legalistas – obras de lei. Tiago, por sua vez, fala de obras éticas e sociais – atos de compaixão. O chamado de João Batista ao arrependimento incluía preocupação social (Lc 3:8-14). Fazer algo para amenizar a situação dos sem-teto, dos doentes ou ajudar quem não tem acesso a cuidados médicos e educação são exemplos modernos das obras que Tiago propõe. Bíblia de Estudo Andrews.

16 Qual é o proveito disso? Essa fé vazia é inútil para os que precisam de ajuda material, bem como para o membro de igreja que perde outra oportunidade de ajudar a Cristo, representado pelos “mais pequeninos” (Mt 25:41-45). CBASD, vol. 7, p. 568.

17 Se não tiver obras. Assim como a autenticidade das boas intenções para com os pobres e necessitados só pode ser demonstrada por meio de obras, a fé não pode se provar genuína sem obras. Fé sem o fruto das obras cristãs é apenas nominal, carente do princípio de vida que rege as ações do coração (Rm 2:13). CBASD, vol. 7, p. 569.

19 Tremem. Do gr. phrisso, “arrepiar-se”, “estar horrorizado”, “tremer”. Os demônios estão convencidos da existência de Deus, tanto que tremem ao pensar no castigo no dia do juízo (2Pe 2:4)CBASD, vol. 7, p. 569.

O contraste apresentado é entre a reação de fé relativa aos demônios (em grego, “fé” e “crer” vêm do mesmo radical) e a reação do cristão; um tem medo e treme, ao passo que o outro parte para ações sociais positivas. Bíblia de Estudo Andrews.

22 Operava juntamente. Do gr. sunergeō, “cooperar com”. Este versículo marca o clímax lógico da argumentação sobre a relação entre fé e obras. O objetivo principal de Tiago não é defender a importância das obras, mas a união completa da fé genuína e dos atos cristãos. Ninguém pode encarar por vontade própria problemas e perigos, a menos que tenha uma fé firme. A fé verdadeira produz grandes obras. CBASD, vol. 7, p. 570.

24 justificada. Não se trata de um conceito grego legal e forense, mas, como no AT, de estar em relacionamento de aliança com Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

26 Fé. Ou suposta fé, pois, separada das obras não é fé genuína. Aceitação intelectual ou a convicção baseada num credo pode existir sem boas obras, mas não a fé operante, que coopera com os planos de Deus para a restauração do ser humano. CBASD, vol. 7, p. 571.

Morta. Não havia nada de morto na fé de Abraão ou de Raabe, nem na de nenhum dos outros heróis da fé honrados em Hebreus 11. Pela fé, eles obedeceram. Membros da igreja apenas nominais, sem testemunho pessoal que reflete o ministério de Cristo a seu favor, são como meros corpos sem vida. CBASD, vol. 7, p. 571.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.