Filed under: Sem categoria
659 palavras
1 O amor fraternal. Ver Rm 12:10. O capítulo final do livro de Hebreus é composto de uma série de advertências gerais sobre diversos assuntos e uma saudação pessoal. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 533.
2 Acolheram anjos. Este foi o privilégio de Abraão (Gn 18:1-8), Ló (Gn 19:1-3), Gideão (Jz 6:11-20) e Manoá (Jz 13:2-4, 9-21). A fidelidade em atender às necessidades dos estrangeiros será levada em consideração no juízo final (Mt 25:35). CBASD, vol. 7, p. 534.
4 Leito sem mácula. Esta parte do versículo pode ser traduzida como: “que o leito seja sem mácula”. É possível o leito ser contaminado, daí que o apóstolo aconselha seus leitores a mantê-lo puro e honrado para não ser degradado como instrumento para a gratificação de luxúrias vis. Por outro lado, a ideia de que as intimidades da vida matrimonial são desonrosas ou que prejudicam a nobreza do caráter é um artifício do diabo, que desonra uma das providências ordenadas pelo Criador, também declarada como virtuosa (1Co 7:3-5). CBASD, vol. 7, p. 534.
5 As coisas que tendes. Se as pessoas aprendessem a se contentar com o que têm e não cobiçassem o que pertence aos outros, a maioria dos problemas seria automaticamente resolvida. A atitude do cristão para com as coisas materiais evidencia sua condição espiritual (Mt 6:19-34). CBASD, vol. 7, p. 534.
9 Não vos deixeis envolver. Alguns são facilmente influenciados por qualquer ensinamento novo ou estranho. Por falta de discernimento espiritual, eles são incapazes de diferenciar entre a verdade e o erro e de comparar o novo ensino com as Escrituras (Ef 4:14; Cl 2:4, 8). CBASD, vol. 7, p. 535.
doutrinas várias e estranhas […] não com alimentos. Não fica claro quais são estas doutrinas sobre “alimentos”. O contexto sugere que os “alimentos” se tornaram um substituto ou complemento para a graça ofertada em Cristo e provavelmente estavam ligadas ao altar em Jerusalém (v. 10). É possível que alguns estivessem defendendo a participação nas refeições cerimoniais dos judeus, que estavam relacionadas aos sacrifícios do templo, como uma espécie de graça mediadora. No entanto, o autor deixa claro que Jesus, de “uma vez por todas”, se ofereceu em sacrifício, tornando vão os sacrifícios do santuário (10:1-18). Portanto, essas comidas e bebidas, bem como as outras ordenanças ligadas aos sacrifícios, não tinham valor para as salvação, pois só tinham sido instituídas até a vinda de Cristo (9:9, 10). Bíblia de Estudo Andrews.
10 Possuímos um altar. Este “altar” é o lugar em que os cristãos se reúnem para oferecer sacrifícios a Deus. Esses sacrifícios consistem de louvores ao Senhor, ações de graças, boas obras e “mútua cooperação” (v. 15, 16; ver 10:22). Outros livros do NT também se referem à vida cristã como um serviço sacerdotal a Deus (Rm 12:1, 2;1Pe 2:5, 9; Ap 5:10). Bíblia de Estudo Andrews.
11 Aqueles animais. Quando o sangue da oferta pelo pecado era levado para o santuário, como no caso do sacerdote ungido ou de toda a congregação, o sacerdote não devia comer da carne, mas queimá-la fora do arraial (Lv 6:30). Da mesma forma, Jesus “sofreu fora da porta” (Jo 19:17), depois disso, Ele ascendeu para ministrar Seu próprio sangue no santuário celestial (Hb 9:12). Ainda estando sob o antigo sistema sacrificial, os sacerdotes não teriam direito a comer sua porção usual desse sacrifício (Hb 13:10), mas Cristo disse: “Tomai, comei: isto é o Meu corpo que é dado por vós” (1Co 11:24). CBASD, vol. 7, p. 536.
13 Saiamos […] fora do arraial. Os cristãos devem ir para “fora do arraial” sempre que são censurados por causa de Jesus. Podem perder seu lar (social), mas ganham uma cidade “da qual Deus é o arquiteto e edificador” (11:10, 16). Bíblia de Estudo Andrews.
17 Não aproveita. Os membros da igreja não obtêm nenhuma vantagem por dificultar aos líderes designados a boa prestação de contas de sua administração. Ambos irão compartilhar a “alegria” ou a “tristeza” no dia da prestação de contas. CBASD, vol. 7, p. 537.
18 Orai por nós. Embora fosse de grande experiência e estatura espiritual, Paulo apreciava e buscava a oração de seus irmãos em Cristo. Todo verdadeiro líder aprecia o interesse e as orações daqueles pelos quais trabalha. CBASD, vol. 7, p. 537.
19 Eu vos seja restituído. O v. 23 sugere que, na época Timóteo estava na prisão e que o autor de Hebreus estava em liberdade. Outras circunstâncias, como doença ou pressão dos deveres missionários podem ter impedido o retorno de Paulo a esses crentes. CBASD, vol. 7, p. 537.
22 Resumidamente. Ele gostaria de ter dito muito mais sobre o assunto, mas o espaço não permitia. CBASD, vol. 7, p. 538.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário