Filed under: Sem categoria
781 palavras
1 fé é a certeza. (gr hupostasis, 1.3 “substância”, 3.14 “confiança”. É a garantia ou “escritura”das promessas de Deus. Bíblia Shedd.
A fé é a certeza ou confiança de que Deus cumprirá suas promessas (Rm 4:20, 21). Bíblia de Estudo Andrews.
coisas que se esperam … fatos que não se veem. Para o presente, somente a fé pode enxergar o futuro, na medida em que ela se alimenta das promessas de Deus. Bíblia de Genebra.
3 pela fé, entendemos. Os leitores são o primeiro exemplo na lista de heróis da fé. Fica claro que é a fé que produz entendimento, não o contrário. Bíblia de Estudo Andrews.
veio a existir das coisas que não aparecem. Ou seja, feito do nada pela “palavra de Deus”. Bíblia de Estudo Andrews.
4 mais excelente sacrifício. O princípio de que os sacrifícios feitos sem fé foram inúteis tem sido aplicável desde o início (cf. 10.4, nota). Pertencia exclusivamente a Cristo fazer não apenas um melhor, mas um perfeito sacrifício. Bíblia de Genebra.
morto, ainda fala (Gn 4.10). O homem de fé fala mesmo após a morte testemunhando a natureza divina. Bíblia Shedd.
5 agradado a Deus. Agradar a Deus é o critério de um culto apropriado. Bíblia de Genebra.
7 acontecimentos que ainda não se viam. Embora a fé perceba coisas que são invisíveis, porque transcendem o universo físico (11.3, 27), nesta seção a ênfase recai sobre a fé referente às coisas que são do futuro, mas certas porque Deus as tem prometido. Bíblia de Genebra.
A fé de Noé condenou o mundo, porque os conterrâneos dele se fizeram surdos diante da proclamação da mensagem divina (2 Pe 2.5; cf At 28.26s; Ap 2.7). Bíblia Shedd.
12 aliás já amortecido. Abraão tinha 100 anos de idade quando Isaque nasceu (Gn 21:5). Com respeito a ter filhos, ele estava já “amortecido”. Ao lhe conceder Isaque, Deus demonstrou o poder de criar vida a partir da morte e, assim, a capacidade de cumprir com fidelidade suas promessas (Hb 11:11). Bíblia de Estudo Andrews.
13 vendo-as, porém, de longe. Abraão via de longe o dia quando Jesus, o Messias, viria, e regozijou-se. Bíblia de Genebra.
16 e lhes preparou uma cidade. Cidade (v.10) e pátria são intercambiáveis nos últimos capítulos dessa carta (v. 9, 10, 14-16; 13.14). Bíblia de Estudo NVI Vida.
19 figuradamente. Ou, mais precisamente, “em parábola”. … A ordem divina para Abraão oferecer Isaque em sacrifício era uma clara contradição das promessas dadas ao patriarca, mas ele concluiu que o Senhor poderia ressuscitar Isaque. Ele aprendera, com o nascimento do filho, que Deus é capaz de criar vida a partir da morte (Hb 11:12; Rm 4:17). O poder de Deus para ressuscitar os mortos é central para a fé cristã. Bíblia de Estudo Andrews.
23 a criança era formosa. A descrição é citada de Êx 2.2 (cf At 7.20). Ao ver o seu filho, os pais de Moisés entenderam que a criança teria uma parte especial no plano redentor de Deus. Bíblia de Genebra.
27 Pela fé saiu do Egito. … o autor ressalta que, ao sair do Egito, Moisés tinha plena confiança em Deus que Israel seria liberto sob a liderança dele. Bíblia de Estudo NVI Vida.
vê aquele que é invisível. O paradoxo de ver alguém que não pode ser visto é apropriado porque explica o que os cristãos devem fazer a fim de perseverar. Precisam permanecer “olhando firmemente para […] Jesus”, que foi exaltado “à destra do trono de Deus” para ajudá-los (12:2; ver também 2:9). Isso só pode ser feito pela fé. Bíblia de Estudo Andrews.
31 a prostituta Raabe. A designação [prostituta] refere-se ao modo de vida de vida dela antes da fé que acabou abraçando (Js 2.8-11; 6.22-25); também serve de testemunho da graça ilimitada de Deus, que pode estender-se para redimir qualquer pecador e levantá-lo à dignidade eterna. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Raabe demonstrou sua lealdade a Deus quando protegeu os espias israelitas. Ela foi justificada (Tg 2.25) e tornou-se uma das ancestrais de Jesus Cristo (Mt 1.5), embora tivesse sido uma meretriz. Bíblia de Genebra.
35 Alguns. A lista de heróis que sofreram deve ter sido a mais importante para os leitores que também enfrentavam sofrimento (10:32-34). O importante é saber que o sofrimento não representa evidência do desprazer de Deus. Pelo contrário, aqueles que sofreram “obtiveram bom testemunho por sua fé” (v. 39). Bíblia de Estudo Andrews.
37 serrados ao meio, Segundo a tradição, Isaías morreu desta maneira. Bíblia de Genebra.
Foi a sorte de Isaías durante o reinado de Manassés no apócrifo Ascensão de Isaías. Bíblia Shedd.
40 coisa superior a nosso respeito. Em Hebreus, “superior” se refere às bênçãos da nova aliança: sacrifício, sumo sacerdócio e promessas superiores (9:11-14). Não é que os fiéis do AT não tivessem acesso a essas bênçãos, mas eles só as recebiam em figura ou “sombra” (10:1; 8:5). Em vez disso, nós recebemos, por meio de Cristo, a “certeza” (11:1) ou a realidade de tais promessas. Bíblia de Estudo Andrews.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário