Reavivados por Sua Palavra


HEBREUS 11 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
2 de março de 2025, 0:40
Filed under: Sem categoria

HEBREUS 11 – A justificação pela fé implica no perdão dos pecados mas inclui o processo de santificação também pela fé. “Nessa perspectiva, a vida cristã faz parte da salvação” (Fernando Canale).

A negligência ao estudo do Santuário e do ministério de Cristo tem afastado a prática do verdadeiro cristianismo, tornando a ideia de separação entre justificação e santificação uma motivação para um estilo de vida diária alheio ao estilo de vida verdadeiramente cristão.

Desta forma, Hebreus 11 não é apenas uma lista de personagens bíblicos, mas a aplicação prática das doutrinas de Hebreus 1-10. Ele mostra que, desde o princípio, Deus sempre exigiu fé, e que os crentes, tanto antes quanto depois da cruz, são chamados a viver confiando na obra de Cristo.

A epístola aos Hebreus constrói um raciocínio progressivo: Primeiro, apresenta a supremacia de Cristo e Seu ministério celestial (Hebreus 1-10) e, em seguida, mostra a resposta prática esperada do crente – uma vida de fé perseverante (Hebreus 11-13).

• Hebreus 1-2 exaltam Cristo como superior a tudo e a todos. Isso estabelece que a fé não é um conceito abstrato, mas a confiança pessoal na obra e pessoa de Cristo. Hebreus 11:6 evidencia que “sem fé é impossível agradar a Deus”, alinhando-se com a revelação inicial de Cristo como a única esperança da humanidade.
• Hebreus 3-4 contrastam Moisés e Cristo e chamam o povo a entrar no descanso divino pela fé. Esse tema se reflete em Hebreus 11 na jornada de Abraão e do povo de Israel, que peregrinaram em obediência, sem ver de imediato o cumprimento da promessa. O descanso sabático aponta para uma confiança plena em Deus, um elemento central na fé dos heróis de Hebreus 11.
• Hebreus 5-7 apresentam Cristo como Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, o qual é mencionado num contexto de fé (7:1-3) – essa fé que ultrapassa o invisível é o cerne de Hebreus 11.
• Hebreus 8-10 mostram que os sacrifícios do sistema levítico eram sombras, mas os fiéis, como Abel, Enoque e Noé, viveram pela fé na promessa da redenção real (Hebreus 11:4-7).

Hebreus 11 é uma demonstração prática da exortação de Hebreus 10:23 – “Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois Aquele que prometeu é fiel”. Podemos confiar; portanto, reavivemo-nos: A fé requer ação! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.