Reavivados por Sua Palavra


HEBREUS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de março de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

734 palavras

1 Sombra. Uma sombra mostra apenas as linhas gerais do original. Assim, não se deve esperar completa semelhança entre a sombra e o objeto que a molda. A palavra é aqui contrastada com “imagem” (eikōn), que indica uma representação mais próxima (Ap 3:14). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 498.

As sombras são passageiras e transitórias. Ao se referir a sombras, o autor fala do sacerdócio levítivo (7:23-28), do santuário terrestre (8:5) e do sacrifício de animais (9:1-24), aspectos rituais da lei que prefiguravam as realidades da nova aliança (9:9; Cl 2:17). Ele argumenta que essas sombras foram abolidas quando chegou “a imagem real das coisas” (Hb 7:11-19; 9:8; 10:9, 18). Contudo, a lei em si permanece ao ser escrita no coração dos que creem (v. 16, 17; 8:7-12). Bíblia de Estudo Andrews.

5 Sacrifício e oferta. A afirmação de que Deus não desejava isso é referente ao oferecimento desses sacrifícios apenas como cumprimento de um ritual, sem a verdadeira devoção. Foi Cristo que instituiu o sistema sacrificial. Usado corretamente, era uma bênção ao adorador. Mas Deus não tinha prazer nos sacrifícios do adorador formal (Os 6:6). CBASD, vol. 7, p. 498.

14 Aperfeiçoou. O sacrifício único de Cristo realizou o que os sacrifícios contínuos dos sacerdotes não podiam realizar, pois estes não poderiam purificar a consciência. Quando o pecador aceita pela fé os benefícios desse único sacrifício, ele é aceito no Amado, sendo considerado perfeito, porque Cristo, o substituto, assume seu lugar (Rm 5:1). CBASD, vol. 7, p. 500.

22 Plena certeza. Aqueles que “se aproximam” devem fazê-lo com fé no poder de Cristo em purificar do pecado e conceder graça para viver acima do pecado. A dúvida e a incredulidade restringem a capacidade de se apropriar dos méritos do Salvador. CBASD, vol. 7, p. 502.

25 O Dia. A referência é ao dia de “juízo e fogo vingador” (v. 27), o dia em que “Aquele que vem virá” (v. 37). A expressão “vedes que o dia se aproxima” aponta para a antiga admoestação do Senhor, em resposta à indagação dos discípulos: “Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da Tua vinda e da consumação do século” (Mt 24:3). A indagação e a resposta abrangem igualmente tanto a destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C., quanto o fim do mundo. CBASD, vol. 7, p. 503.

26 Já não resta sacrifício. A lei mosaica prescrevia a morte, não sacrifícios, para os apóstatas obstinados (v. 28). Foi assim com Nadabe e Abiú (Lv 10:1-5), Coré, Datã, Abirão e seus 250 apoiadores (Nm 16:1-35). Sacrifícios por essas pessoas teriam sido inaceitáveis ao Senhor, pois tinham valor apenas como representação de corações arrependidos. CBASD, vol. 7, p. 504.

35-38  O autor encoraja seus leitores a não abandonar sua fé em tempos de perseguição, mas para mostrar pela sua perseverança que sua fé é real. Fé significa descansar naquilo que Cristo fez por nós no passado, mas também significa confiar nele pelo que fará por nós no presente e no futuro (veja Romanos 8:12-25; Gálatas 3:10-13). Life Application Study Bible Kingsway.

37 Aquele que vem. Ou seja, aquele que prometeu voltar (Jo 14:1-3). CBASD, vol. 7, p. 507.

Tardará. Do gr. chronizō, “passar o tempo”, “atrasar”. As promessas de Deus podem parecer demoradas, mas, a seu tempo, se cumprirão. CBASD, vol. 7, p. 507.

38 o meu justo viverá pela fé. A primeira parte do versículo é uma citação de Habacuque 2:4 (ver com. ali e em Rm 1:17; cf. Gl 3:11). Aqui, “o justo” deve”viver pela fé”, enquanto aguarda a prometida vinda de Cristo. Pela fé, ele suporta pacientemente os tempos de angústia que precedem Sua vinda. CBASD, vol. 7, p. 507.

Esta frase é citada muitas vezes no NT para apoiar o ensino de que as pessoas são salvas pela graça mediante a fé (Rm 1.17; Gl 3.11; cf. Ef 2.8) e devem viver pela fé (Hb 10.38, 39). Passou a ser o lema da reforma protestante do séc. XVI. Bíblia de Estudo Andrews (com. sobre Hb 2:4).

A citação de Hc 2.3-4 encoraja a perseverança; ela proclama que a espera pelo fim será breve, e que a do justo é necessária, e que retroceder provoca o aborrecimento de Deus; e este aborrecimento, como o próximo versículo deixa claro, significa o Juízo Final. Bíblia de Estudo NAA SBB.

A fé tem duas dimensões. Significa “confiança” nas promessas de Deus (v. 35) e “perseverança” em fazer a vontade divina (v. 36). Bíblia de Estudo Andrews.

39 Somos dos que. Diplomaticamente, o autor inclui todos os leitores no grupo que “viverá pela fé” (v. 38). A admoestação dos v. 23 a 36 sugere que alguns deles estavam em perigo de retornar “para a perdição”. Mas o escritor afasta o pensamento de que qualquer deles pudesse fazê-lo. CBASD, vol. 7, p. 507.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.