Reavivados por Sua Palavra


I TESSALONICENSES 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Maria Eduarda
30 de janeiro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

618 palavras

4 Não para que agrademos aos homens. O apóstolo tinha tanto interesse em agradar a Deus que cumpria a missão, levando em pouca consideração a opinião dos homens acerca de si (ver 1Co 4:3, 4; Gl 1:10). … seu objetivo não era agradar os homens e conquistá-los por astúcia, mas antes ter a aprovação de Deus  e aproximar as pessoas do Mestre. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 231.

Linguagem de bajulação. Para provar que seu objetivo não fora agradar os homens, Paulo lembra os conversos … que os apóstolos nunca incorreram em bajulação na pregação para tornar o evangelho aceitável. … Esses apóstolos de Cristo não pregavam coisas suaves, como os falsos profetas (ver Is 30:10; Ez 13:10). CBASD, vol. 7, p. 231, 232.

Enviados (gr apostoloi). Os filósofos epicureus e cínicos também buscavam adeptos, viajando e pregando com esse intuito, mas eram motivados por ganância e glória humanas, Bíblia Shedd.

Labutando. Paulo se refere ao trabalho no ramo de construção de tendas (ver com. de At 18:3). CBASD, vol. 7, p. 233.

Noite e dia. Paulo propôs ganhar seu sustento, determinado que o evangelho fosse pregado gratuitamente. Ninguém teria motivo para acusar o apóstolo de pregar por ganho pessoal. ele trabalhava para não ser um peso para suas congregações (ver com. de 1Co 4:12; 2Co 11:9; 1Ts 2:6). CBASD, vol. 7, p. 233.

13 Palavra de Deus. Paulo não tinha dúvidas acerca da origem da mensagem que pregava: sabia que provinha de Deus. … Ele se alegrava porque os tessalonicenses também reconheciam a autoridade divina de sua mensagem, e citou esse reconhecimento como o principal motivo de seu regozijo. CBASD, vol. 7, p. 234.

Temos aqui uma advertência contra a tendência da igreja de por a tradição humana no mesmo nível com a palavra de Deus. Bíblia Shedd.

14 Igrejas de Deus. No AT grego (XX [septuaginta]), a igreja de Deus (ekklesia) refere-se à congregação do Povo Escolhido e, praticamente, equivale ao termo “sinagoga”. A diferença entre as igrejas cristãs e aquelas era a aceitação era a aceitação de Jesus como Messias, o que as torna em  “igrejas … em Cristo Jesus”. Imitadores na maneira que suportaram a perseguição. Bíblia Shedd.

Judeia. Paulo revela a grande consideração que tem pelos crentes da Judeia e os considera como modelos para as outras igrejas. CBASD, vol. 7, p. 234.

17 Orfanados. Do gr. aporphanizo, “privar de um dos pais”. … A palavra grega sugere a íntima relação familiar existente entre Paulo e seus conversos. Quando as circunstâncias os separaram, cada membro sentiu como se a família fosse dispersada. CBASD, vol. 7, p. 235.

18 Barrou. O apóstolo não revela como Satanás o havia barrado. O inimigo, no entanto, pode apenas barrar, mas não pode evitar o triunfo final do evangelho. O Senhor é o governante; Ele e Sua igreja triunfarão. CBASD, vol. 7, p. 236.

Atrás dos obstáculos no caminho da divulgação do evangelho encontra-se Satanás (Rm 16.20). É necessário avançar no poder de Cristo, que pode vencer “o valente”, tirar a sua “armadura e dividir os seus despojos” (Lc 11.21, 22; cf 1 Ts 3.11). Bíblia Shedd.

20 Vós sois … nossa glória. Isso era um grande louvor para os tessalonicenses. Os crentes não seriam apenas sua alegria e coroa de glória na vinda de Cristo, mas, já na época da escrita da epístola, eram seu orgulho e deleite. Paulo se gloria nas evidências da obra do Espírito de Deus entre eles. A fé, o amor e a esperança (1Ts 1:3), unidos ao forte espírito missionário dos tessalonicenses (v. 8), eram motivos para alegria e constante ação de graças por parte do apóstolo (v. 2). Acima de toda contradição, seu coração estava em Tessalônica. CBASD, vol. 7, p. 237.

3.1 A divisão entre os capítulos aqui é infeliz. Pelo que liga aquilo que segue [cap. 3] aos vv [2]17-20 que precedem. Sozinhos. A palavra no grego é forte: “abandonado”. Foi com sacrifício que Paulo ficou para enfrentar o intelectualismo incrédulo de Atenas. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.