Reavivados por Sua Palavra


COLOSSENSES 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de janeiro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

336 palavras

A epístola de Paulo aos Colossenses

Os colossenses tinham uma preocupação exagerada pela observância de ritos e cerimônias, e também davam-se licença para usar, de qualquer forma, da adoração aos anjos. Por conseguinte, estavam infectados com uma heresia que parece ter incluído tanto elementos judaicos como elementos gnósticos. Paulo trata do problema deles, apresentando-lhes o incomparável caráter de Cristo. Em um trecho notável ele se refere ao que o Senhor realizou na redenção e na reconciliação, além de falar sobre Sua preeminência. Cristo é a “imagem do Deus invisível”. Através dele todas as coisas foram criadas. Ele é o cabeça da Igreja. Assim é que Paulo lhes apresenta o Cristo que ele pregava. Em vista de Cristo ser tão extraordinariamente excelente, e visto ter conquistado completamente a salvação deles, Paulo pôde rogar-lhes que se abstivessem das fantasias que vinham seguindo. Ele contrasta a nova vida em Cristo com sua antiga maneira pecaminosa de viver e exorta-os a que pratiquem as virtudes cristãs. Visto que eram crentes, cumpria-lhes regularem todas as suas relações em termos de sua fé cristã. Assim é que ele fala do modo como esposas e esposos, filhos e pais, escravos e senhores, devem comportar-se uns para com os outros. O apóstolo lembra-lhes ainda que é necessário que o crente se comporte sabiamente na presença dos incrédulos. Bíblia Shedd.

Produzindo fruto e crescendo. O verdadeiro evangelho tem sua própria energia interna, suficiente para se divulgar por todo o mundo (Rm 1.16; 10.18). Bíblia Shedd.

Conservo é um título favorito de Paulo para indicar aqueles que compartilhavam com ele o ministério (cf. 4.7). Bíblia Shedd.

10 Crescendo no pleno conhecimento. Conhecer a Deus significa possuir vida eterna (Jo 17.3). Bíblia Shedd.

15 Imagem. Cristo é a representação visível do Deus invisível. Bíblia Shedd.

16 Aqui temos uma referência aos direitos do Criador como dono e mestre em contraste com os anjos ministrares que os agnósticos aconselhavam adorar. Bíblia Shedd.

17 Subsiste descreve o poder de Cristo na manutenção da criação dando coesão aos elementos (Hb 1.3). Bíblia Shedd.

[Estes comentários serão completados oportunamente]


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.