Filed under: Sem categoria
“E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (v.29).
Não há nada mais nocivo à vida espiritual do que a justiça própria. Torna-se quase que um caminho sem volta. O apóstolo Paulo abriu este capítulo declarando: “Ó gálatas insensatos!” (v.1). Forte, não é mesmo? Mas, necessário. Ao receberem o evangelho de Cristo, eles também haviam recebido o Espírito Santo, e isto, apenas crendo, sem que precisassem se valer de qualquer obra humana. Mediante a influência de alguns, porém, as igrejas da Galácia estavam sendo minadas pela doutrina da justificação por obras, o que descaracteriza totalmente a justificação pela fé.
Ao destacar a experiência de Abraão, Paulo lhes mostrou que a referência dada pelo Antigo Testamento ao descendente abraâmico não se tratava de Isaque apenas, mas do próprio Cristo (v.16). Isaque foi um tipo que apontava para o antítipo. E Abraão um tipo que, representando Deus Pai, nele seriam “abençoados todos os povos” (v.8), o que deixa claro a paternidade de Deus quanto a toda a humanidade. Quando o pecado entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva, Seus primeiros filhos terrenos, Deus deixou a seguinte promessa: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn.3:15).
Em profecia, mulher significa igreja. Ou seja, Satanás ficaria irado contra o povo de Deus e colocaria muitos povos contra o descendente da mulher, que é Cristo. Mas a cruz, que o inimigo pensava ser uma vitória, foi a sua eterna derrota. Satanás apenas Lhe causou uma ferida no calcanhar, enquanto Jesus esmagou a cabeça da “antiga serpente, que se chama diabo e Satanás”, de uma vez por todas (Ap.12:9). Por isso que Paulo estava tão perplexo diante da insensatez dos gálatas. A exata compreensão acerca do plano da redenção deveria ser suficiente para que não fossem enredados pelas mesmas teorias que antes acreditavam.
Se o pecado entrou no mundo pela desobediência, certamente deveria ser eliminado pela obediência, mas não mais do homem, pois este já estava sob a “maldição da lei” (v.13). E que maldição é esta? É o resultado da transgressão da lei. O Senhor declara: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos à Sua voz e apegando-te a Ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó” (Dt.30:19-20). Cristo Se fez maldição por nós quando, sem pecado, Se entregou para morrer em nosso lugar. A Sua perfeita obediência pagou o preço de nosso resgate.
Nas palavras dadas por Deus a Moisés, nos é apresentado o caminho para a Canaã celestial. Percebam:
1. Amar a Deus: O maior princípio ativo;
2. Dar ouvidos à Sua voz: Obediência;
3. Apegar-se a Ele: Perseverança.
Esses três resultam em vida em abundância na Terra que o Senhor há de nos dar. É a nossa resposta à aliança que o Senhor fez conosco. Se amarmos a Deus, daremos ouvidos à Sua voz e O buscaremos cada dia mais, experimentando a Sua “boa, agradável e perfeita vontade” (Rm.12:2). “É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum!” (v.21). Ela só não gera salvação, como alguns afirmavam nas igrejas da Galácia. Mas, em contrapartida, a salvação gera obediência, como foi com Abraão, que creu e foi tão obediente a ponto de levar seu filho para ser sacrificado. No monte Moriá foi ilustrado que as obras humanas nunca poderão ser suficientes, mas o sacrifício do Filho unigênito do Pai, este sim, foi suficiente e perfeito (Hb.10:12).
Portanto, “não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (v.28). Todos fomos comprados pelo mesmo preço. Satanás procura de todas as formas confundir o homem e torná-lo refém de teorias que nada tem a ver com o “assim diz o Senhor”. E ele usa a própria Bíblia para nos confundir, assim como tentou fazer com Jesus no deserto (Mt.4:1-11). O originador da desobediência, no entanto, não pode enganar aqueles que amam a Deus, que obedecem à Sua voz e que perseveram em apegar-se a Ele.
Ó, amados, ainda existem tantos filhinhos de Deus na ignorância! Tantas pessoas por quem Cristo morreu que ainda estão aprisionadas no engano! Nas cenas finais desta Terra, será que estamos perdendo o precioso tempo que ainda nos resta com discussões tolas e inúteis? Até quando Deus irá tolerar uma igreja mais preocupada consigo mesma do que com as preciosas almas que estão morrendo sem a bendita esperança que é nosso privilégio compartilhar? Você e eu somos herdeiros de uma promessa irrevogável e precisamos buscar vivê-la pela fé nAquele que nos resgatou e nos salvou de nós mesmos. Qual será a tua decisão? “Se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (v.29). Apenas creia!
Bendito Deus, basta um pequeno exame do nosso próprio coração para ficarmos envergonhados de nós mesmos e do quanto somos tardios em entender e até mesmo em aceitar a Tua vontade. Ainda existem tantos filhos Teus, pelos quais Jesus deu a vida, perdidos no engano da idolatria, da imoralidade, da feitiçaria! Enfim, Senhor, tantos, mesmo os que se dizendo cristãos estão amortecidos por uma religião formal ou apenas com a aparência de santidade! Como um dia o Senhor, Pai, por Sua graça e misericórdia, me encontrou, busca as Tuas ovelhinhas que estão fora do Teu aprisco e volta logo! Enche-nos do poder do Espírito Santo até que fique evidente de que não resta mais nada de nós mesmos! Estamos cansados de nossa natureza caída, Senhor! Cumpre em nós a Tua maravilhosa promessa de que podemos ter a inscrição da natureza divina em nós! É o nosso clamor, Pai! Que estejamos escondidos em Cristo e andando com Ele a cada passo do caminho. Fazemos esta súplica a Ti, pelos méritos e no nome do nosso Redentor, Jesus Cristo! Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, justificados pela fé em Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Gálatas3 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Amém e Amém
Comentário por Alda Casanova 11 de janeiro de 2025 @ 6:52