Reavivados por Sua Palavra


2Coríntios 13 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de janeiro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Toda avaliação requer um preparo anterior. Na fase escolar ou acadêmica, por exemplo, nosso conhecimento é testado através de provas e outros métodos a fim de saber se podemos avançar para a fase seguinte ou não. Na vida espiritual também somos avaliados. Seja como consequência de nossas más escolhas ou resultado da fúria do Maligno, as provações surgem e o nosso preparo anterior fará toda a diferença ao enfrentá-las. Ao encerrar a sua segunda carta aos coríntios, a linguagem de Paulo foi clara e persuasiva: ou eles se arrependiam e mudavam suas atitudes, ou teriam de ser corrigidos com rigor. Paulo fez tudo o que estava ao seu alcance para admoestá-los com brandura e não fez caso da própria vida por amor a eles.

No âmbito espiritual, porém, as provas também podem ser uma forma de reavivar em nós o que estava adormecido. A igreja de Corinto precisava voltar ao primeiro amor e todas as tribulações enfrentadas deveriam lhes servir como instrumentos de aperfeiçoamento. O exame pessoal era necessário a fim de que se arrependessem de seus pecados, os confessassem e abandonassem. Paulo não estava impondo um comportamento específico a eles, mas oferecendo-lhes a oportunidade do “aperfeiçoamento” (v.9), de crescerem espiritualmente. Mediante a autoridade que o Senhor lhe “conferiu para edificação e não para destruir” (v.10), concluiu: “Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco” (v.11).

Quando o apóstolo afirmou: “Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade” (v.8), expôs, a meu ver, o maior dos princípios da Bíblia: a verdade. Paulo e os demais apóstolos derramaram lágrimas e sangue em defesa das verdades da Palavra de Deus. Os reformadores, igualmente, dedicaram suas vidas contra as tradições humanas e em defesa do “assim diz o Senhor”. Todos esses homens e mulheres de Deus enfrentaram duras e longas provas em favor da verdade. E foi por sua fé e confiança no poder de Deus e em Suas promessas, que hoje temos a Bíblia em mãos em nossa própria língua materna. Aqueles cristãos abriram mão de tudo, até da própria vida, por amor à verdade que os libertou da escravidão do pecado. O amor de Deus e a infinita graça do Salvador ressurreto era tudo de que precisavam. As muitas tribulações só provaram o quanto amavam a Deus.

Da mesma sorte, como povo de Deus, somos chamados ao aperfeiçoamento. Cada um de nós necessita do autoexame diário. Há um crivo sendo realizado. Aqueles que seguem a “Testemunha fiel e verdadeira” (Ap.3:14) são conhecidos como “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12). Como testemunhas de Jesus (At.1:8), é nosso dever guardar e zelar pela verdade do Senhor. Não como uma obrigação imposta, mas como quem descobriu a verdadeira felicidade, pois “o seu prazer está na lei do Senhor, e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl.1:2). Então, as últimas provas virão e “toda questão será decidida” não mais “por boca de duas ou três testemunhas” (v.1), mas, perante todo o Universo, Deus revelará “a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Ml.3:18).

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (v.13).

Nosso Deus e Pai eterno, a Tua verdade é pavês e escudo para todo aquele que em Ti confia. O sincero exame pessoal só pode ser realizado se dermos liberdade ao Teu Espírito. E pedimos, Pai, que Ele sonde o nosso coração para que haja mudança e genuíno reavivamento. Que ao perseverar no estudo da Tua Palavra, cada um de nós seja santificado e purificado pelo Teu poder. Que a Tua verdade nos liberte de nós mesmos para que assim possamos levar libertação aos nossos semelhantes. Faz-nos Te conhecer cada dia mais e andar Contigo como quem caminha com um amigo íntimo. Por favor, Senhor, enche-nos do Espírito Santo! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, santos do Altíssimo!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#2Coríntios13 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.