Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/2co/11
Paulo expressa sua terna consideração pelos crentes de Corinto comparando-se a um pai que apresenta sua filha casta — a igreja — para ser prometida em casamento a Cristo. Agora, ele vê um relacionamento que está sendo rompido e não consegue entender como os crentes de Corinto estão sendo afastados de Cristo. É por causa da presença desses autoproclamados superapóstolos? É porque ele não pediu apoio financeiro deles? É porque ele foi perseguido pela causa de Cristo e eles têm vergonha dele? É porque ele de alguma forma pareceu fraco para a igreja de Corinto?
Obviamente, Paulo está ciente do mau tratamento que esses superapóstolos infligiram à igreja de Corinto. Em uma série de contrastes acentuados entre esses outros líderes “espirituais” e ele mesmo, ele os mostra como fraudes diabólicas e mentirosos que se gabam de seu próprio valor.
Continuando em tom de sarcasmo, Paulo diz que também pode se gabar! Paulo sabe, porém, que sua descrição de suas múltiplas punições pelo evangelho será vista como fraqueza, não força. Essa discussão sobre suas fraquezas leva o leitor ao Capítulo 12, onde Paulo postula que o poder de Cristo é aperfeiçoado em nossa fraqueza.
Verlyne Starr
Professora aposentada da Southern Adventist University e esposa, mãe e avó
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/2co/11
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário