Reavivados por Sua Palavra


ZACARIAS 3 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
15 de julho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

ZACARIAS 3 – A restauração física para Deus tem sentido se antes houver restauração espiritual. A libertação do cativeiro babilônico só teria valido a pena para os judeus se eles tivessem se libertado da escravidão do pecado.

Sendo profeta e da linhagem sacerdotal, Zacarias demonstrou grande interesse no Templo e no restabelecimento dos cultos de adoração. E, de Zacarias 3, grandes temas sobressaem e merecem nossa atenção:

1. A escolha de um líder religioso (Josué) destaca a importância da liderança espiritual na obra de restauração e renovação. Para Deus, os líderes espirituais sempre tiveram papeis essenciais na administração do Seu amado povo. Deus mesmo os instituiu e os estabeleceu. Deus preza por eles, porque através deles Sua palavra chega ao Seu povo.

2. Contudo, o mais elevado líder espiritual não é melhor que o próprio povo espiritualmente trôpego em seus pecados. O sumo sacerdote humano era tão carente da graça e da misericórdia de Deus quanto o próprio povo. O processo de salvação só tem efeito caso seja operado por Deus e Seu Filho Jesus Cristo.

3. Diante destes fatos, temos um promotor de justiça e um provedor de justiça. Ainda que as acusações de Satanás possam ser verdadeiras e Cristo conheça profundamente nossos fétidos e imundos pecados (vida de imundícia), Ele nos defende em vez de condenar. Ele aplica Sua justiça sobre nós. E faz mais, Ele assumir nossa injustiça. Por outro lado, Satanás explora nossa injustiça.

• Satanás usa a verdade para incriminar fiéis – muitos se orgulham de fazer o mesmo dentro das igrejas.
• Jesus usa a verdade para resgatar pecadores – muitos de nós precisamos aprender a agir como Jesus.

4. Alguns questionam advogados cristãos que defendem criminosos/párias da sociedade. O que estes não percebem é que Jesus é o ícone da defesa dos piores criminosos, dos transgressores da suprema Lei do Universo do Legislador Celestial.

Josué encontra abrigo no Anjo do Senhor – o próprio Cristo. Depois, o texto deixa a parábola, e passa a utilizar símbolos:

• Servo (Zacarias 3:8).
• Renovo (Zacarias 3:8).
• Pedra (Zacarias 3:9).
• Redentor (Zacarias 3:9).
• Aquele que traz a paz (Zacarias 3:10).

Todos estes símbolos apontam para Cristo. “Aquele que foi então a esperança de Israel, sua defesa, justiça e redenção, é a esperança da igreja hoje” (EGW). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.