Reavivados por Sua Palavra


HABACUQUE 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de julho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Angustiado diante da situação de Judá, Habacuque comparou a sua espera pela resposta de Deus ao sentinela que fica em lugar alto e estratégico a fim de vigiar a cidade. No silêncio da solidão, o profeta buscou ouvir a única voz que poderia acalmar os anseios de seu coração. Sua “queixa” (v.1) não era uma murmuração, mas uma lamentação diante das dúvidas que o afligiam. Habacuque estava disposto a esperar e confiar que, no tempo determinado, o Senhor lhe responderia.

Uma visão lhe foi concedida com uma mensagem para que “a possa ler até quem passa correndo” (v.2). A angústia que antes inquietava o seu coração, tornou-se em esperança gravada “sobre tábuas” (v.2) para todo o povo. A mensagem de justificação pela fé é seguida de uma série de cinco “ais” sobre os principais pecados de Babilônia. Fraude, roubo, extorsão, cobiça, homicídio, bebedice, luxúria, imoralidade, idolatria, eram os “alicerces” sórdidos sobre os quais aquele império foi construído e sobre os quais seria destruído. Flertar com Babilônia e suas práticas é perigoso e fatal, amados. A menos que haja genuíno arrependimento, todos os que assim procedem, seguem pelo mesmo caminho de destruição, porque “o salário do pecado é a morte” (Rm.6:23).

Por mais que o mal pareça prevalecer, “no tempo determinado” (v.3) por Deus ele cairá por terra. E assim como cumpriu-se o fim da antiga Babilônia, cumprir-se-á o fim da Babilônia atual: “Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição” (Ap.14:8). Mesmo que pareça demorar, eis que “se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará” (v.3). A fé nesta promessa é o que move a vida do cristão. Precisamos da fé de Jesus. Precisamos manter nossos olhos no lugar Santíssimo na certeza de que, “no tempo determinado”, chegará a vez do verdadeiro culpado (v.16) tomar do cálice que o Justo Inocente bebeu (Mt.26:39).

Lutero passou por uma luta semelhante a de Habacuque e foi testemunha ocular de corrupção semelhante. Ao deparar-se com o verdadeiro significado da cruz, percebeu que o seu pior inimigo habitava em sua carne e que a sua única chance de salvação estava na fé em Cristo Jesus, que o salvou. Aquele que encheu a terra “do conhecimento da glória do Senhor” (v.14) passou a ser o alvo de seus mais profundos estudos. Em Jesus, tanto Lutero como Habacuque, Isaías e tantos outros, encontraram o verdadeiro caminho da vida eterna: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo.17:3). Este caminho continua disponível a nós, hoje. Precisamos, portanto, guardar “firme, até ao fim, a confiança que desde o princípio, tivemos” (Hb.3:14).

No lugar Santíssimo do santuário celeste, Jesus tem cumprido o Seu ministério sacerdotal, aguardando apenas uma ordem do Pai: “Vai buscar os que são Teus!” Aqueles que viveram pela fé no Filho de Deus e que suspiraram e gemeram “por causa de todas as abominações que se cometeram” sobre a Terra (Ez.9:4), semelhante a Habacuque estarão vigiando conforme a ordem do Mestre: “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor” (Mt.24:42).

Que a nossa fé seja fortalecida nAquele que prometeu: “Eis que venho sem demora” (Ap.22:7). E que estejamos todos prontos para dizer: “Eis que este é o nosso Deus, em Quem esperávamos, e Ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos; na Sua salvação exultaremos e nos alegraremos” (Is.25:9).

Pai amoroso, Deus justo e santo, nós bendizemos o Teu nome porque temos a Tua Palavra, pela qual o Senhor fala conosco! E ela nos diz mais de 1000 vezes que Jesus voltará! Ó, Pai, dá-nos a fé de Jesus; fé que não desfaleça ainda que severamente provada! Livra-nos dos engodos e sutilezas de Babilônia! Ajuda-nos a não sairmos da nossa torre de vigia e a sermos a geração do Teu remanescente que refletirá a luz de Cristo, iluminando o mundo com a Tua glória. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, justificados pela fé em Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Habacuque2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.