Reavivados por Sua Palavra


MIQUEIAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

609 palavras

Todo o pecado é ruim, mas o pecado que leva os outros a se desviar é o pior. Life Application Study Bible Kingsway.

1 Cabeças de Jacó. Miqueias denuncia então as injustiças e a opressão dos líderes e dos falsos profetas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1124.

2-4 Nós, como os líderes, não devemos tratar Deus como um interruptor de luz para ser ativado apenas quando precisamos. Em vez disso, sempre devemos confiar nEle. Life Application Study Bible Kingsway.

2 Arrancais. Em vez de serem pastores para guiar e proteger as ovelhas, esses líderes eram como açougueiros do rebanho, aproveitando-se dele. CBASD, vol. 4, p. 1124.

3 Comeis a carne. De um modo metafórico chocante, o profeta enfatiza a extrema cobiça e a voracidade dos líderes em seus negócios com o povo comum (ver Sl 14:4; Am 8:4). CBASD, vol. 4, p. 1124.

5-7 Nem todos os que afirmam ter mensagens de Deus realmente as tem. Miquéias profetizou que um dia os falsos profetas seriam envergonhados por suas ações. Life Application Study Bible Kingsway.

5 Acerca dos profetas. Nos v. 5 a 8 Miqueias denuncia os pecados dos falsos profetas que enganavam o povo, e pronuncia os juízos de Deus sobre eles. Eles mostram que eles pensavam apenas em si mesmos e em seu ganho. Ao se unir aos ricos, eles fecharam os olhos para as necessidades do povo e não condenavam os pecados de seu tempo. CBASD, vol. 4, p. 1125.

6 Portanto, se vos fará noite. Estas palavras de calamidade anunciada são dirigidas aos falsos profetas ou aos governantes. Miqueias informa que, no tempo da angústia, nenhuma profecia viria para orientá-los (ver 1Sm 28:6; Lm 2:9). CBASD, vol. 4, p. 1125.

7 Os videntes se envergonharão. Porque as previsões de paz eram enganadoras. CBASD, vol. 4, p. 1125.

Cobrirão o seu bigode. Cobrir o bigode ou a barba era sinal de luto e vergonha (ver Lv 13:45; Ez 24:17, 22). CBASD, vol. 4, p. 1125.

8 Cheio de poder. Em contraste com os falsos profetas que seguiam “seu próprio espírito” (Ez 13:3), Miqueias era dirigido “pelo Espírito do Senhor”” (ver 2Sm 23:2; 1Pe 1:10, 11; 2Pe 1:20, 21). … (1) … poder para proclamar a mensagem divina … (2) … palavras certas e justas… (3) …contra toda e qualquer oposição… CBASD, vol. 4, p. 1125.

Você não pode testemunhar de forma eficaz confiando unicamente em sua própria força, porque o medo impedirá que você fale de Deus. Só confiando no poder do Espírito Santo é que você pode viver e testemunhar por Ele. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Miqueias advertiu os líderes, sacerdotes e profetas do seu tempo para que evitassem subornos. Os pastores de hoje aceitam subornos quando permitem que aqueles que contribuem muito controlem a igreja. Quando o medo de perder dinheiro dos membros influencia os pastores a permanecer em silêncio quando devem falar o que é o correto, suas igrejas estão em perigo. Devemos lembrar que o reino de Judá foi finalmente destruído por causa do comportamento de seus líderes religiosos. Um aviso semelhante deve ser direcionado para aqueles que têm dinheiro – nunca use seus recursos para influenciar ou manipular os ministros de Deus – isso é suborno. Life Application Study Bible Kingsway.

12 Sião. Originalmente, era o nome da fortaleza jebusita (2Cr 5:2; cf, 2Sm 5:7), mais tarde, porém, foi aplicado ao cume oriental todo [monte do templo] e, poeticamente, a toda a cidade de Jerusalém (ver com. do Sl 48:2). CBASD, vol. 4, p. 1126.

Monte. A altura imponente do Moriá [monte do templo] se tornaria tão desolada como o topo de qualquer montanha. CBASD, vol. 4, p. 1126.

Jerusalém seria destruída assim como Samaria foi (1:6). Isso aconteceu em 586 a.C. quando Nabucodonosor e o exército babilônico atacaram a cidade (2Rs 25). Embora Miqueias tenha culpado os líderes da corrupção, as pessoas não estavam sem culpa. Eles permitiram que a corrupção continuasse sem se voltar para Deus ou exigir justiça. Life Application Study Bible Kingsway.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Ó Senhor abre o meu ouvido para escutar a Tua verdade e proclamar ela pelo poder do Teu Espírito, sem o qual, nada pode ser feito.

Comentário por afonsohcrodrigues




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.