Reavivados por Sua Palavra


MIQUÉIAS 1 by Luís Uehara
25 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mq/1

Miquéias é um dissidente piedoso de fora dos centros de poder governamentais. Deus envia advertências severas através dele por causa das feridas profundas (v. 9) causadas pela rebelião.

Os profetas condenaram a idolatria (v. 7) porque envolvia opressão econômica, escravidão sexual, sacrifício de crianças, rejeição a Deus, etc. Mas a idolatria também oprime milhares de milhões e mata milhões agora:

“Posto que de forma diversa, existe hoje a idolatria no mundo cristão tão verdadeiramente como existiu entre o antigo Israel nos dias de Elias. O deus de muitos homens que se professam sábios, de filósofos, poetas, políticos, jornalistas; o deus dos seletos centros da moda, de muitos colégios e universidades, mesmo de algumas instituições teológicas, pouco melhor é do que Baal, o deus-Sol da Fenícia.”(O Grande Conflito, 583).

Os políticos não são pastores. Mas Deus deu princípios relativos à política. Miquéias convoca todos para ouvir as acusações (vv. 2, 5, 6). Como as políticas governamentais pecaminosas devastam muitas vidas, Deus planejou que Israel iluminasse o mundo (Gn 22:18, Isaías 51:4; 60:1-9). As leis de Deus determinam a ascensão/queda de todas as sociedades (Provérbios 14:34, Jeremias 12:14-17).

Ellen White diz: “Na lei do reino de Deus…há…princípios…[para guiar]…leis dos governos terrenos.” (3MR 37) “Os que não leram esta lição no Livro de Deus, são convidados a lê-la na história das nações. ” (O Grande Conflito, 285)

Como é que Deus quer que apliquemos os Seus princípios políticos às nossas comunidades, instituições e nações agora?

Bryan Bissell
Diretor, Ministérios JOLT

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/mic/1
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.