Reavivados por Sua Palavra


JONAS 1 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Jonas recebeu de Deus um chamado sobremodo difícil. Ele deveria ir à ímpia cidade de Nínive, capital da Assíria, e clamar “contra ela” (v.2) uma mensagem de juízo. O profeta compreendeu bem o que lhe cumpria realizar e o resultado que poderia obter de sua pregação. Apesar de ser enviado com uma mensagem de juízo, Jonas conhecia o suficiente a bondade e a misericórdia de Deus e sabia que, caso dessem ouvidos às Suas palavras, Ele os perdoaria. Mas o profeta tomou uma direção contrária.

A Bíblia diz que “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor” (v.3). Será que essa atitude se difere da nossa, amados? Quantas vezes não nos dispomos na direção errada, “para longe da presença do Senhor” (v.3)? Deus pediu que Jonas fosse pregar para seus inimigos. Era um povo pagão e cruel. A História e a Arqueologia confirmam a veracidade bíblica de que se tratava de uma cidade sanguinária e sem escrúpulos. Como disse o Senhor, os ninivitas não sabiam “discernir a mão direita e a mão esquerda” (Jn.4:11). Ou seja, não sabiam fazer diferença entre o certo e o errado, não tinham o entendimento acerca do bem e do mal que Israel possuía.

Contudo, Jonas não podia aceitar a ideia daquele povo compartilhar do mesmo conhecimento e recompensa de Israel. As promessas do Senhor seriam estendidas também àquele povo detestável, que tantas vezes havia oprimido a nação eleita? Aquilo era inaceitável e a fuga era uma melhor opção. Pelo  menos, foi o que Jonas pensou ao entrar naquele barco a caminho de Társis. Uma atitude que reflete a realidade de muitos frente aos propósitos divinos. Fazer a vontade de Deus pode nos exigir sair da nossa zona de conforto e entrar em terreno incerto e hostil. Mas o mesmo Deus que nos chama, promete nos acompanhar: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel” (Is.41:10).

Ao andar na contramão de Deus, Jonas deparou-se com um sentimento de desalento que o fez dormir “profundamente” (v.5). E seu sono seria fatal, não fosse a fidelidade do Deus que o chamou. Jonas fugiu, mas a promessa do Senhor não falhou. E em meio à turbulência, seus companheiros de viagem invocavam, cada um ao seu deus. A descoberta de um tripulante que dormia um sono profundo em meio a “uma grande tempestade” (v.4), surpreendeu a tripulação, que logo o chamou para que orasse a seu Deus. No final das contas, sua fuga parece que não deu muito certo. A “sorte caiu sobre Jonas” (v.7) e a resposta às perguntas que se seguiram define a identidade que Jonas jamais deveria ter ocultado: “Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra” (v.9).

Se nos fizessem essas perguntas hoje, o que responderíamos? Qual é a nossa identidade? E eu não me refiro à ocupação, ao endereço e à nacionalidade desta Terra, amados. Será que às vésperas do momento mais portentoso deste mundo, estamos agarrados no sono? Que se passa conosco? O Deus do céu, que fez o mar e a terra, nos confiou a tremenda missão de pregar o “evangelho eterno aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:6). E nós estamos dormindo profundamente? Não, povo do advento! “Levanta-te, invoca o teu Deus” (v.6)! Foi no momento de terrível angústia que Jesus pediu a Seus discípulos que vigiassem e orassem com Ele, e afastou-se para orar sozinho. “Levantando-Se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza, e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lc.22:45-46).

Talvez Jonas tenha dormido de tristeza. Tristeza pelo pedido que Deus lhe fez. Tristeza por ter fugido dEle. Tristeza por sua rebeldia e sentimento de culpa. Talvez os discípulos tenham se entristecido porque a missão de seu Mestre não era a que eles esperavam que fosse. Amados, há um inimigo ao nosso redor fazendo de tudo para nos desanimar e nos fazer cair em sono profundo e fatal. Pode ser que estejamos agora mesmo fugindo de nosso chamado e tendo que passar por uma forte tempestade. Mas saiba que assim como a tempestade foi instrumento de Deus para resgatar Seu profeta fujão, as circunstâncias pelas quais passamos podem ser meios divinos de nos salvar de nós mesmos. O Senhor deseja que a identidade celestial esteja estampada em nossa vida a fim de que fique patente diante de todos a quem nós servimos.

O Espírito Santo pode transformar a nossa fuga em mais um meio de alcançar pessoas para o reino dos céus. Mas se Ele te mandar retornar à sua missão original, ainda que seja como se te lançassem em mar revolto, Aquele que “cessou o mar da sua fúria” (v.15) e preservou a vida de Jonas “no ventre do peixe” (v.17), cuidará de você também. Apegue-se às fiéis promessas do Senhor! Memorize-as e as guarde no coração! Há uma Nínive lá fora aguardando os Jonas atuais despertarem do sono, saírem do barco e viverem uma experiência tão real e tão profunda com Deus que se reflita em uma vida cheia do poder do Espírito. Está você disposto a viver essa experiência diária? Então continue sendo reavivado pela Palavra de Deus.

Nosso Criador, Deus do céu, da terra e do mar, nós Te louvamos por Tua bondade e misericórdia! Te louvamos porque a história de Jonas nos ensina preciosas lições! Dá-nos um coração novo! Coloca dentro de nós o Espírito Santo para que não nos desviemos da Tua vontade nem para a direita nem para a esquerda. Desperta a Tua igreja, Senhor! Desperta-nos a fim de que todos saibam que ocupação é a nossa: Teus servos; de onde nós viemos: das Tuas mãos; qual é a nossa terra: a Nova Jerusalém; e de que povo nós somos: dos “que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12), a fim de que todos temam e tremam diante do Senhor nosso Deus. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, servos e servas do Criador!

Rosana Garcia Barros

#Jonas1 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.