Filed under: Sem categoria
“Mas deixarei um resto, porquanto alguns de vós escapareis da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelas terras” (v.8).
A Bíblia compara a idolatria com a prostituição e com o adultério. O povo de Israel havia se corrompido com os deuses das nações pagãs, quebrando, portanto, a aliança do Senhor. A expressão “montes de Israel” (v.2) se refere aos lugares onde eram erguidos altares pagãos e onde eram oferecidos sacrifícios aos ídolos, inclusive sacrifícios humanos. Israel continuava a adorar no templo do Senhor, mas, ao mesmo tempo, servia aos seus ídolos, praticando abominações.
Não há como servir a Deus e aos ídolos deste mundo. Acerca disso, advertiu-nos Jesus: “Ninguém pode servir a dois senhores […]” (Mt.6:24). E ainda disse: “São os olhos a lâmpada do corpo” (Mt.6:22). Israel entrou em completa corrupção “por causa dos seus olhos, que se prostituíram” (v.9). Permitiram que Satanás lhes aguçasse a curiosidade e foram ver a “formosa” estratégia que o maligno arquitetou. Foi através da visão que Eva caiu: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos […] tomou-lhe do fruto e comeu […]” (Gn.3:6). Foi pela visão que os antediluvianos tornaram-se de todo corruptos: “[…] vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradavam” (Gn.6:2).
Nunca houve um tempo tão solene como este. Eu ouso afirmar que já superamos em grande escala a corrupção dos antediluvianos. As advertências da santa Palavra de Deus têm sido negligenciadas e passadas por alto. As pessoas se contentam com belos sermões enlatados que pregam uma falsa piedade. A humanidade é movida pelo que vê, pelo que é “agradável aos olhos” e acaba caindo em terrível ruína. Ao contrário da vitória de Cristo no deserto, muitos têm sido derrotados ao contemplar a oferta demoníaca: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares” (Mt.4:9). Adormecidos, têm ignorado que “terríveis provas e aflições aguardam ao povo de Deus” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v.9, p. 17).
O povo de Israel aceitou a oferta do maligno e caiu em profunda desgraça. Contudo, o Senhor separou um resto que escaparia e voltaria a lembrar-se dEle. Uns restantes que se voltariam para Deus e que teriam “nojo de si mesmos, por causa dos males que fizeram em todas as suas abominações” (v.9). Quando é dada liberdade ao Espírito Santo de fazer a Sua obra de transformação, o homem passa a ter aversão ao pecado. E a maior luta que acontece não é travada fora das fronteiras da mente, mas dentro dela.
Creio que a melhor descrição acerca desta batalha interna foi relatada por Paulo, com base em sua própria experiência: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço […] Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”, e a resposta vem logo em seguida: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm.7:18-19, 24-25).
Jesus já pagou o “salário do pecado” (Rm.6:23) por nós, amados. Precisamos nos achegar a Ele todos os dias, constantemente, com fome e sede de Sua presença. E para isto, necessitamos do Espírito Santo: “É por meio do Espírito”, diz Ellen White, “que Cristo habita em nós; e o Espírito de Deus, recebido no coração pela fé, é o princípio da vida eterna” (O Desejado de Todas as Nações, CPB, p. 288). Que o mesmo Espírito que erguia, fortalecia e guiava Ezequiel, seja a nossa constante companhia nos conduzindo ao breve encontro com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!
Santo Deus, como necessitamos do poder do Teu Espírito! Faze do nosso coração morada do Espírito Santo, para a Tua glória; operando em nós o Teu querer e efetuar. Somos pecadores, Senhor, e por Teu poder e graça, precisamos nos arrepender dos nossos pecados e permitir a ação do Espírito, nos purificando e santificando para Ti. “Oh, Senhor, ouve! Oh, Senhor, perdoa! Oh, Senhor, atende-nos e age! Não Te retardes, por amor de Ti mesmo, ó Deus meu” (Dn.9:19)! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, restante do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Ezequiel6 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário