Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 02 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Após prostrar-se rosto em terra, Ezequiel foi animado a colocar-se “em pé” (v.1). Ele foi revestido pelo Espírito Santo e Este o fortaleceu para que pudesse ouvir com clareza as orientações divinas (v.2). As palavras do Senhor através de Ezequiel deveriam ser ditas a qualquer custo: Ainda que o povo a rejeitasse (v.5) e ainda que o profeta tivesse que passar por maus bocados (v.6). Os filhos de Israel haviam se tornado rebeldes à Palavra de Deus, mas a missão do profeta consistia em adverti-los, ainda que não lhe dessem ouvidos.

Contudo, foi dada a Ezequiel a certeza da provisão divina. Prestem atenção na sequência do verso 2:

1. O profeta ficou cheio do Espírito Santo;
2. O profeta recebeu forças para levantar;
3. O profeta ouviu a voz de Deus.

Esta é a ordem dos fatores espirituais! Foi assim com os discípulos (At.1:8), e foi assim com o próprio Jesus (Mt.3:16). O grande problema é que muitos têm invertido os fatores. E, nesta inversão, contrária ao ensinamento bíblico, assumem o risco de ficar como os filhos de Israel: “de duro semblante e obstinados de coração” (v.4). Ir para a missão sem o Espírito Santo e, consequentemente, sem ouvir a voz de Deus, torna a obra ineficaz e sem propósito.

O Senhor nos chama para uma obra tão sagrada qual foi a de Ezequiel. E, assim como ele, ao proclamarmos verdades que por séculos têm sido lançadas por terra (Dn.8:12), ficamos sujeitos a rejeição e perseguição, até mesmo por parte de irmãos que estejam com o coração endurecido. Mas o Senhor também nos diz, hoje, em linguagem contemporânea e bem compreensível:

– Não tenham medo de cara feia! (v.6) Porque “eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos” (Mt.10:16).

Não somos chamados para nos envolver em dissensões ou nos revoltar contra “a casa rebelde”, mas para desfrutar do alimento que Deus nos dá a comer (v.8) por meio do Seu Espírito. Portanto, mensageiro(a) do Altíssimo, “abre a boca” (v.9) e fica satisfeito(a) com a provisão de Deus. Ainda que muitas vezes tenhamos de suportar “lamentações, suspiros e ais” (v.10), só um pouco mais, e estaremos desfrutando do maná do Céu!

Encerro hoje com as seguintes palavras de motivação e apelo da mensageira de Deus, Ellen G. White: “Levaremos avante a obra segundo a vontade do Senhor? Estamos dispostos a ser ensinados por Deus? Lutaremos com Deus em oração? Receberemos o batismo do Espírito Santo? Isso é o que necessitamos e podemos ter neste tempo. Sairemos então com uma mensagem do Senhor, e a luz da verdade brilhará como uma lâmpada que arde, estendendo-se a todas as partes do mundo. Se andarmos humildemente com Deus, Ele andará conosco. Humilhemos a alma diante dEle, e veremos a Sua salvação” (Fundamentos da Educação Cristã, p.532).

Pai nosso que está nos Céus, santificado seja o Teu nome! A mensagem dada a Ezequiel não foi dada apenas ao antigo Israel, mas tem claras aplicações para o Teu povo hoje. Oh, Deus amado, não permite que nosso coração se torne obstinado a ponto de nosso semblante refletir indignação contra os Teus mensageiros da verdade! Dá-nos um coração contrito e humilde, para que vazios de nós mesmos e cheios do Espírito Santo possamos ouvir a Tua voz e estarmos dispostos a obedecê-la. Que a nossa face resplandeça a esperança da glória que nos foi outorgada! E dá-nos coragem e ousadia, Senhor, para declarar a Tua verdade presente e permanecer fieis e inabaláveis, ainda que caiam os céus! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, mensageiros do Altíssimo!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Ezequiel2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.