Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 01 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

O chamado profético de Ezequiel foi tão intenso e dentro de um cenário tão marcante: a desolação de Jerusalém, que o profeta deixou registrado com precisão a data em que teve as “visões de Deus” (v.1). Os céus foram abertos diante de seus olhos e ele viu o que a tristeza e o abatimento de uma nação assolada impedia seus compatriotas de enxergar: a glória do Senhor e Sua perfeita regência. Contemplando quatro seres enigmáticos, Ezequiel procurou descrevê-los da forma mais compreensível que pôde. E mesmo que a Bíblia não revele o significado dos detalhes desta profecia, há uma mensagem central muito clara: Deus está no controle da História.

Sabemos que os símbolos proféticos nem sempre correspondem à realidade. A visão de Ezequiel não significa que os anjos que estão diante do trono de Deus possuem aquela aparência. Mas, na hipótese que considero mais coerente, a aparência daqueles seres viventes simbolizam a inteligência (homem), o poder (leão), a soberania (boi) e a majestade de Deus (águia). Ou seja, era um recado a Ezequiel e ao restante de Judá que o exílio não era o fim, mas um meio que o Senhor usaria para cumprir os Seus propósitos. Aqueles seres e as rodas que tinham como instrumento de locomoção também nos revelam uma preciosa verdade que, se seguida, é poder e é vitória. Todos os seus movimentos eram impelidos pelo espírito que os governava (v.21).

O cenário em que estamos vivendo não tem sido nada animador. Pandemias, desastres naturais, instabilidade política e econômica, guerras e rumores de guerras e fomes têm consumido a humanidade e criado uma sociedade ansiosa, depressiva e com dificuldades de relacionamento. Enquanto os governantes acionam o botão de emergência global, com planos que prometem solucionar este caos, milhares perecem todos os dias sem esperança. Ezequiel e os exilados estavam em situação bem parecida. A mente estava obscurecida pela tristeza e pelo medo. Mas Deus fez brilhar a Sua luz na mente de um homem que estava disposto a ser guiado por Ele, assim como os seres viventes eram movidos pelo espírito que neles estava (v.12).

Hoje, o Senhor deseja iluminar a nossa mente com a plenitude do Seu Espírito. Hoje, Ele procura homens e mulheres dispostos a ir onde o Espírito Santo os impelir. Como no passado, o Senhor não está alheio ao nosso sofrimento, e permanece tendo o controle de todas as coisas em Suas mãos. Pela fé, Ele deseja que contemplemos o Seu trono e o arco da promessa como símbolo da fidelidade de Sua Palavra. Somos chamados para ouvir “expressamente a Palavra do Senhor” (v.3). Como a mensagem foi dada primeiro para benefício do próprio Ezequiel e só depois, proclamada ao povo, as Escrituras precisam fazer a diferença em nossa vida para que então possamos transmiti-las a outros.

Talvez nunca tenhamos uma visão de Deus tão espetacular como teve Ezequiel, mas se permitirmos que o Espírito Santo governe a nossa vida da mesma forma como os seres viventes se moviam, então podemos confiar que, no Dia do Senhor, contemplaremos a Sua gloriosa aparição não mais para apenas olhar, mas com Ele subir e sermos com Ele glorificados (Rm.8:17). “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos […] mas enchei-vos do Espírito” (Ef.5:15-18).

Lembremos da parábola das dez virgens, amados. Que nossas lâmpadas estejam cheias e acesas em meio à escuridão dos últimos dias!

Deus glorioso e poderoso, que está acima dos querubins, louvado seja o Teu santo nome! Senhor, como Ezequiel, estamos no meio dos exilados no cárcere deste mundo de pecado. Mas assim como o Senhor falou com o Seu profeta, cuidou dele e o usou para a Sua glória, queremos que o Teu Espírito esteja nos guiando neste mesmo sentido. O Senhor prometeu que derramaria o Teu Espírito sobre toda a carne e jovens e velhos profetizariam em Teu nome. Cumpre em nós a Tua promessa! Que o Espírito Santo nos conceda a humildade de cairmos diante da Tua presença com o rosto em terra todos os dias, pois queremos ouvir a Tua voz. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, cheios do Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#Ezequiel1 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.