Reavivados por Sua Palavra


LAMENTAÇÕES 02 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
22 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Que tristeza abatia o coração de Jeremias! Ele sabia que aquele seria o resultado da desobediência à voz profética. Mas ao ver o sofrimento do seu povo, em especial dos pequeninos, que desfaleciam pela dureza de coração de seus pais, o profeta ficou tremendamente comovido. A cidade amada, o templo magnífico, a nação santa, agora era espetáculo ao mundo, um terrível cenário de ruína e completa desolação. Por seus pecados, Israel foi entregue nas mãos de seus inimigos e humilhada até ao pó. A cidade da paz tornou-se em lugar de calamidade.

Israel rompeu com a paz a partir do momento em que deixou de cumprir com a justiça. Como filhos do Senhor, não fizeram o que é justo: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (Ef.6:1). E este mandamento também se aplica a nós com relação Àquele que chamamos de Pai. A ira de Deus é considerada pela maioria como tirania. Até os que dizem crer em Deus têm julgado Suas ações antigas como sendo demasiadamente severas e desprovidas de misericórdia. Mas esquecem que a justiça de Deus foi violada, e que a Suas misericórdias clamavam insistentemente através dos Seus profetas a um povo que se negava a ouvi-Lo.

Hoje estamos vivendo um verdadeiro pandemônio no que se refere aos relacionamentos. Paulo escreveu que nos últimos dias os filhos seriam “desobedientes aos pais” (2Tm.3:2). E essa quebra na autoridade paterna é um fator que, consequentemente, gera uma sociedade que não teme a Deus Pai. Jesus veio à Terra porque “Deus amou ao mundo” (Jo.3:16), e Sua vida era um reflexo do caráter do Pai: “Quem Me vê a Mim, vê o Pai” (Jo.14:9). Não podemos perder esta verdade de vista. Muitos têm se enveredado por uma religião que praticamente descarta Deus Pai. Mas Deus, em Sua infinita misericórdia, tem estendido o Seu tempo de graça enquanto clama aos corações ainda endurecidos.

Não adianta, amados, nos apegarmos ao fato de pertencermos a uma igreja e de participarmos de suas atividades litúrgicas. É necessário que adoremos a Deus em espírito de arrependimento e de todo o nosso coração. Israel continuava observando as leis cerimoniais, mas seu coração estava longe de Deus. E perante seus olhos viram a queda do lugar que consideravam sagrado, mas que o Senhor rejeitou e detestou (v.7). Estamos prestes a testemunhar o tempo em que “não vigora a lei, nem recebem visão alguma do Senhor os Seus profetas” (v.9). Tempo em que Deus enviará “fome sobre a Terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a palavra do Senhor, e não a acharão” (Am.8:11-12).

Queremos paz? Então, andemos na justiça enquanto há tempo! Pratiquemos o que é nosso dever: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos; porque isto é dever de todo homem” (Ec.12:13). Porque a verdadeira paz só provém de uma vida em conformidade com a vontade de Deus. É tempo de consumirmos os nossos olhos de lágrimas clamando a Deus uns pelos outros (v.11)! É tempo de derramarmos “como água o coração perante o Senhor” e erguermos “a Ele as mãos pela vida” de nossos filhos (v.19)! Está chegando o Dia da ira do Cordeiro em que Ele “julgará o Seu povo” (Hb.10:30), para que possa haver paz eterna. E, com o coração partido, Ele terá de ver muitos daqueles do Seu carinho, os quais criou, sendo consumidos (v.22).

Que você e eu façamos parte do remanescente que, com perseverança e constante oração, permanecerá praticando a justiça, pela graça de Deus e poder do Espírito Santo, até que do alto possamos ouvir: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt.25:21).

Pai santo, o Senhor é bom e a Sua misericórdia dura para sempre! O nosso coração é enganoso e não o podemos mudar. Mas Tu o podes. Toma-o inteiramente em Tuas mãos e envolve-nos em uma atmosfera pura e santa, onde o Teu Espírito tenha liberdade de agir e nos revestir da justiça de Cristo. Temos uma voz profética entre nós, Senhor, que ainda nos fala por meio de seus escritos. Que possamos dar-lhe ouvidos enquanto há oportunidade, pois tempos sobremodo difíceis estão bem à nossa frente. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, perseverantes em Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Lamentações2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.