Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 51 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
19 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Ele fez a terra pelo Seu poder; estabeleceu o mundo por Sua sabedoria e com a Sua inteligência estendeu os céus” (v.15).

A maior loucura de Nabucodonosor e de seus sucessores foi a de ignorar a voz de Deus. Mal havia levado cativo o povo de Israel e a sua sentença já estava decidida. Da mesma forma com que destruíram Jerusalém, veriam seu reino também destruído. A diferença é que Babilônia nunca mais “haverá quem nela habite” (v.37), mas, Jerusalém, seria reerguida. O terror das nações, a cabeça de ouro (Dn.2:38) se tornaria “objeto de espanto entre as nações!” (v.41).

E a ordem que se seguiu ao povo exilado, quando vissem cumprir-se a profecia, foi: “Fugi do meio da Babilônia, e cada um salve a sua vida; não pereçais na sua maldade; porque é tempo da vingança do Senhor: Ele lhe dará a sua paga” (v.6). O Senhor não permitiria que Babilônia prosseguisse em seus desígnios de exaltar a criatura em lugar do Criador. A adoração ao Deus que “fez a terra pelo Seu poder” foi trocada pela estupidez humana em se curvar perante uma “obra ridícula” (v.18). “O Criador de todas as coisas” (v.19) procurou de várias formas revelar-se àquela nação pagã, que vez após vez desprezou o “assim diz o Senhor”.

Finalmente, após setenta anos de cativeiro babilônico, o povo de Israel veria cumprida a justiça de Deus (v.10), e voltaria para a sua terra. A promessa de livramento do jugo do pecado é tão semelhante, que a Bíblia também chama de Babilônia ou a “grande meretriz” (Ap.17:1) “que habita sobre muitas águas” (v.13), aquela que influenciará os reinos do mundo “com o vinho de sua devassidão” (Ap.17:2). Discursos falsos com aparência de verdade se alastrarão pelo meio cristão como praga. E, a não ser que estejamos muito bem alicerçados na verdade, seremos levados por toda sorte de doutrinas.

O engano fará com que muitos “povos, multidões, nações e línguas” (Ap.17:15) enlouqueçam (v.7), e, “repentinamente” (v.8), serão ceifados juntamente com “as imagens de escultura da Babilônia” (v.47). O sistema religioso representado por Babilônia “deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou” (Dn.8:12). E há algum tempo, seu líder mundial defendeu a tese de que o relato da criação não foi literal. Uma tremenda heresia que, infelizmente, tem sido aceita e aplaudida pela maioria, pois está escondida sob o manto da caridade e de palavras agradáveis.

O poder, a sabedoria e a inteligência do Senhor são trocados por fábulas humanas que supõem a evolução de um mundo que funciona com a precisão de um comando inteligente. Um mundo que comporta milhares de seres vivos onde nenhum é igual ao outro. Onde as nossas digitais são únicas. Onde de pequeninas sementes surgem árvores majestosas. Descarte a literalidade do Gênesis, e terá também que negar o sacrifício de Jesus prenunciado a Adão e Eva (Gn.3:15). Negue a criação e terá de negar que existe o pecado. Ora, e se não há pecado, que necessidade temos de um Salvador? Entendem a afirmação de que “todo homem se tornou estúpido e não tem saber” (v.17)? “Trabalharam os povos em vão, e para o fogo se afadigaram as nações” (v.58).

No entanto, “cada um” (v.45) que, dando ouvidos à voz do Senhor, sair do meio de Babilônia, não precisará ter medo dos juízos que sobrevirão (v.46). Sair de Babilônia pode significar para muitos carregar consigo as profundas marcas e cicatrizes do passado. Mas há um Salvador que os aguarda mesmo assim, pronto e desejoso de transformar essas marcas em testemunho de Sua graça redentora. “Ide-vos, não pareis” (v.50), é a ordem de Deus para Seus filhos hoje! Perseverem, e vocês serão salvos (Mt.24:13)! “Lembrai-vos do Senhor, e suba Jerusalém à vossa mente” (v.50). Que estas palavras sejam luz para sua vida, e que a busca pelas verdades do Senhor encha o seu coração da esperança de que, muito em breve, Jerusalém não estará só em sua mente, mas você mesmo estará lá!

Deus Bendito e Eterno, o Senhor nos deixou as devidas orientações, advertências e ordens acerca de nossa vida aqui e que envolvem o nosso destino eterno. A maravilhosa graça de Cristo se estende a todos nós a fim de, por seu poder, nos transformar. Pai, livra-nos de estarmos tão mesclados a este mundo, a ponto de sermos confundidos com os que são do mundo! Não podemos nos conformar a este século, Senhor! Batiza-nos com o Espírito Santo, nos concedendo uma mente renovada e uma santa disposição para fazer somente a Tua vontade. Que o Céu esteja sempre em nosso coração, pois temos saudades de Ti! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos.

Bom dia, obra-prima do Criador!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias51 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.