Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 42 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Livres das mãos de Ismael, Joanã e o resto de Judá procuraram a Jeremias a fim de apresentar a sua súplica. Pareciam dispostos a finalmente dar ouvidos às palavras do Senhor por intermédio de Seu profeta. No entanto, esta suposta sinceridade logo revelaria ser nada mais do que o desejo humano de receber o aval de Deus em seus planos falíveis. Eles não queriam ouvir o “assim diz o Senhor”, e sim que o “assim diz o Senhor” estivesse de comum acordo com o que já haviam decidido fazer.

Jeremias atendeu ao pedido do povo e, após “dez dias” (v.7), munido da resposta divina, a tornou conhecida. Porém, sua experiência como mensageiro de Deus no meio de um povo incrédulo e rebelde o fez perceber que nada do que falasse seria recebido como a soberana vontade de Deus: “mas, tendo-vos declarado isso hoje, não destes ouvidos à voz do Senhor, vosso Deus, em coisa alguma pela qual Ele me enviou a vós outros” (v.21). Aqueles mesmos que haviam jurado solenemente obedecer à Palavra de Deus, fosse ela boa ou má (v.6), deram as costas à sua última oportunidade de salvação.

Da mesma forma, muitos têm se apresentado como sinceros cristãos em busca do conhecimento das Escrituras. Reconhecem nos fieis servos de Deus pessoas que podem ensiná-los as veredas da vida. Desejam ouvir as verdades do Senhor, mas percebendo o abismo existente entre a vontade de Deus e suas próprias vontades e inclinações, logo revelam seu verdadeiro caráter tão incrédulo e rebelde quanto o do antigo Israel. Ignoram as advertências do Senhor e aos Seus mensageiros declaram: “É mentira isso que dizes” (Jr.43:2).

O Espírito Santo, porém, vê aqueles que, com o coração contrito e humilde, têm buscado o verdadeiro conhecimento de Deus. E assim como enviou Filipe ao encontro do etíope eunuco (At.8:29) a fim de anunciar-lhe a Jesus (At.8:35), Ele tem enviado Seus atalaias ao encontro dos verdadeiros adoradores, que constrangidos pelo amor dAquele que os encontrou e salvou, estão dispostos a ouvir a Sua voz: “Este é o caminho, andai por ele” (Is.30:21), e estão dispostos a obedecê-la.

Não sabemos em que dia virá o nosso Senhor. Mas Ele nos confiou uma obra sagrada que necessita ser cumprida com diligência e urgência. “Bem-aventurado aquele servo a quem seu Senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Mt.24:46). O Senhor, nosso Deus, nos deixou claras e solenes advertências: “Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias” (1Ts.5:19-20). “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.3:15).

Diante de um mundo em contagem regressiva, escolha ser um instrumento de resgate nas mãos de Deus, sabendo “que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados” (Tg.5:20).

Pai Celestial, muitos têm se rebelado contra a Tua vontade e buscado a realização de suas próprias concupiscências. Não possuem a fé para crer em Tua Palavra e obedecê-la. Há uma luta acontecendo no meio do professo povo de Deus, mas a nossa luta não é contra pessoas, Senhor. A nossa luta é contra os principados e potestades que estão à nossa volta tentando nos destruir. Por isso que, diante de inimigos que são mais fortes do que nós, pela fé, nós clamamos: Senhor dos Exércitos, luta por nós, pois só Tu podes vencer esta batalha! Livra-nos de dar as costas à Tua vontade, ainda que esta não faça sentido para as demais pessoas. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, fieis atalaias do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias42 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.