Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 40 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Encontrando graça diante dos olhos de Nabucodonosor, Jeremias foi entregue aos cuidados de Gedalias. “No meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados para a Babilônia” (v.1), o profeta foi posto em liberdade e recebeu a oportunidade de escolher para onde ir. Jeremias escolheu habitar “no meio do povo que havia ficado na terra” (v.6), ou seja, “os homens, as mulheres, os meninos e os mais pobres da terra” (v.7), “um resto de Judá” (v.11).

Escolhido pelo próprio rei da Babilônia, Gedalias foi posto como governador do restante do povo que continuaria na terra para cultivá-la. Ao saber do ocorrido, “todos os judeus que estavam em Moabe, entre os filhos de Amom e em Edom e os que haviam em todas aquelas terras” (v.11), “voltaram […] e vieram à terra de Judá” (v.12). Da mesma forma, também vieram “os capitães dos exércitos que estavam no campo” (v.7). E, como recebeu todos os do povo, assim Gedalias recebeu aqueles capitães, com cortesia e benevolência. Porém, desprovido de malícia, ignorando o aviso dado por Joanã e pelos príncipes dos exércitos, Gedalias estava estendendo a mão ao seu futuro assassino. Diante da possibilidade de uma tragédia maior, Joanã se dispôs a ser uma espécie de justiceiro. Negando-se a acreditar na advertência dos príncipes, Gedalias colocou-se à mercê do inimigo.

Uma das admoestações dadas por Cristo aos Seus discípulos foi esta: “Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”. E continuou dizendo: “E acautelai-vos dos homens” (Mt.10:16-17). Antes de ser escolhido por Nabucodonosor, Gedalias foi escolhido por Deus para cuidar do restante de Seu povo. E, diante de tamanha responsabilidade, e da atmosfera de guerra que o rodeava, poderia ter sido mais cauteloso e prudente.

Ser cristão não significa ser tolo, amados. Todo seguidor de Cristo precisa estar consciente da guerra em que está envolvido. Há um conflito cósmico onde a minha e a sua vida estão em jogo. É claro que não devemos temer aqueles que podem matar o corpo, mas não podem nos tirar a salvação em Jesus. Todavia, não podemos ignorar o fato de que para preservar a sua integridade física, Davi precisou fugir de Saul. Saul foi tremendamente articulado em seus planos e, por vezes, demonstrava arrependimento, mas tudo falso. Da mesma forma, necessitamos da sabedoria divina a fim de não colocar a nossa integridade física e até mesmo a nossa vida em risco em prol da política da boa vizinhança. Limites precisam ser estabelecidos e se formos guiados pelo Espírito Santo, certamente, como o foi com Neemias, que reconheceu a trama de seus inimigos e não lhes permitiu convivência no meio do povo (Ne. 2:20), também saberemos como agir da forma certa e no momento certo.

Dissimulado, Ismael arquitetou a sua trama maligna sem qualquer empecilho. E, infelizmente, Gedalias conheceria os resultados de sua imprudência. Amanhã continuamos […]

Oh, Deus de amor, só Tu és Onisciente e só Tu sabes o que vai no coração do homem! Muitas vezes somos decepcionados por aqueles que menos esperávamos, mas se depositarmos a nossa confiança em Ti, certamente o Senhor nos dará discernimento acerca dos nossos relacionamentos. A Tua Palavra diz: “Maldito o homem que confia no homem”. Mas também diz: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor”! Ajuda-nos a termos uma amizade tão íntima com o Espírito Santo a ponto de reconhecermos o perigo quando este estiver diante de nós. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, prudentes e símplices de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias40 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de Mardonio

a letra mais escura tava ótima de se lê

Comentário por Mardonio





Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.