Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 39 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de março de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Como predito pela boca do profeta, Jerusalém foi invadida pelos babilônios “quando se fez uma brecha na cidade” (v.2). “Então, entraram todos os príncipes do rei da Babilônia e se assentaram” (v.3) no lugar dos magistrados de Judá, vindicando para si a posse e a autoridade daquele reino. A fuga noturna de Zedequias e seus homens de guerra parecia a melhor forma de escapar do juízo que trouxeram sobre si mesmos ao ignorar as palavras do Senhor. “Mas o exército dos caldeus os perseguiu e alcançou” (v.5), deixando um rastro de morte, dor e humilhação. Com seus olhos vazados e preso com cadeias, Zedequias foi levado à Babilônia como espetáculo do horror que poderia ter sido evitado.

Por outro lado, a ira de Nabucodonosor contra os impenitentes se tornou em misericórdia para com os fiéis servos de Deus. Jeremias e Ebede-Meleque foram poupados das mazelas acometidas ao povo e bem podem representar os justos dos últimos dias. Ao contemplar a firmeza de caráter e fé inabalável dos santos, muitos atenderão ao último sonido do clamor que tem sido fortemente erguido: “Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Ap.18:4). E estendendo a mão para ajudar os mensageiros de Deus, se unirão a eles como os trabalhadores “da hora undécima” (Mt.20:6).

Enquanto seu povo o rejeitou, Jeremias foi reconhecido e protegido por Nabucodonosor como um homem de Deus. Da mesma forma, Ellen White descreve quem serão os piores inimigos dos seguidores de Cristo: “Quando for invalidada a lei de Deus e a igreja for joeirada pelas ardentes provações que sobrevirão a todos os que vivem sobre a Terra, uma grande proporção dos que parecem genuínos darão ouvido a espíritos enganadores e tornar-se-ão traidores, traindo depósitos sagrados. Demonstrar-se-ão os nossos piores perseguidores. “Dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles;” (At.20:30) e muitos darão ouvido a espíritos enganadores” (Maranata, CPB, p.198).

Semelhante ao livramento de Noé e sua família quando o mundo era afogado em água; a Ló, poupado das chamas de Sodoma; a Elias, sustentado no deserto; aos três jovens hebreus, salvos de uma fornalha sete vezes aquecida; ou a Daniel, seguro entre os leões; Deus não abandonará aqueles que nEle confiam. A estes, Ele diz: “A ti, porém, Eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue nas mãos dos homens a quem temes” (v.17). É intuito de Satanás infundir terror na mente dos filhos de Deus e fazê-los pensar que seus casos não têm solução. Mas, fechadas as brechas aos prazeres mundanos, ele sabe que a única forma de os atingir é, qual foi com Daniel, buscar algo contra eles “na lei do seu Deus” (Dn.6:5).

Hoje é o tempo dado para “que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo” (Fp.1:9-10). Que no tempo da “grande tribulação” (Mt.24:21), o Senhor declare a nosso respeito: “Pois certamente te salvarei […], porquanto confiaste em Mim” (v.18).

Pai de amor e misericórdia, as Tuas profecias nos foram dadas não para nos infundir terror, mas para nos alertar o quão perto estamos da concretização da nossa fé, da nossa bendita esperança. O inimigo tem tentado nos afastar da Tua Palavra e da oração através do desânimo provocado pelas aflições. Mas o nosso Senhor e Salvador já havia nos advertido sobre isso também: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”. A vitória de Cristo é a nossa se nEle depositarmos a nossa confiança. Mesmo que o inimigo nos lance na lama, confiamos de que o Senhor vai nos tirar de lá para as ruas de ouro da Tua santa cidade. Nós Te amamos, Pai! Não nos desampare, por Tua graça e bondade! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, justos dos últimos dias!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias39 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.