Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jr/27
Durante o período de pandemia global, muitos cristãos rejeitaram as medidas que várias autoridades governamentais adotaram para conter o COVID-19. Eles insistiam que seguir as restrições do governo é desobedecer a Deus.
Mas, algumas vezes, uma maneira de obedecermos a Deus é obedecendo às autoridades seculares, especialmente em tempos de crise nacional – e até global.
Isso é exatamente o que Deus disse a Judá para fazer com Nabucodonosor e a Babilônia. Em 11 versículos curtos, Jeremias usa a palavra “servir” não menos do que 10 vezes em referência a Nabucodonosor, dizendo a Judá que eles deveriam servi-lo. Na verdade, deixar de fazer isso resultaria em desastre para Judá – trazendo fome, pestilência e espada.
Deus avisou ainda Judá para não “ouvir as palavras dos profetas que falam, dizendo: ‘Vocês não servirão ao rei da Babilônia’, pois eles estão profetizando uma mentira” (v. 14).
Estas são palavras fortes e talvez seja um desafio para nós ouvirmos essas palavras. Mas Deus frequentemente usa aqueles que aparentemente não o conhecem a fim de realizar a Sua vontade soberana. E embora nunca devamos violar os claros mandamentos de Deus, devemos sempre fazer a nossa parte para viver pacificamente com todos os homens e cooperar com as autoridades governantes em assuntos que não estão claramente prescritos ou proscritos nas Escrituras.
Shawn Brace
Pastor, Associação do Norte da Nova Inglaterra, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jer/27
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara
1 Comentário so far
Deixe um comentário
A passagem “uma maneira de obedecermos a Deus é obedecendo às autoridades seculares, especialmente em tempos de crise nacional – e até global” nos convida a considerar como lidamos com situações semelhantes nos dias de hoje! Olhando para trás, deveríamos reconhecer os erros do povo de Deus e aprender com eles. Contudo, é assustador como os que se dizem conhecer a verdade, que têm o privilégio de ter em mãos todos os escritos inspirados, ainda caem nos mesmos pecados, nos mesmos padrões de comportamento, mesmo conhecendo seus trágicos resultados! Isso deveria nos lembrar da importância de refletir sobre nossas próprias atitudes e decisões, buscando não apenas reconhecer os erros do passado, mas também a agir de maneira diferente, sábia, diante de Deus e do mundo!
Comentário por José Magalhães 29 de fevereiro de 2024 @ 11:14