Filed under: Sem categoria
“A este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte” (v.8).
As profecias dadas a Jeremias começaram a mostrar a sua veracidade. De uma forma persistente e muito clara, o profeta havia predito a futura destruição caso o povo não se arrependesse dos seus maus caminhos. Porém, obstinados e insubmissos, os líderes do povo tinham sido os primeiros a negar-se a ouvir as palavras proféticas, e encaminharam a nação rumo a uma guerra já vencida.
Nabucodonosor foi escolhido por Deus como um vingador e o momento de isso cumprir-se era chegado. Durante muito tempo o profeta havia erguido o último chamado de Deus, sendo por isso ridicularizado e escarnecido. Então, ao ver os exércitos de Babilônia cercar a cidade, o rei Zedequias reconheceu, pela primeira vez, a autenticidade das palavras de Jeremias: “Pergunta agora por nós ao Senhor” (v.2). Contudo, era tarde demais!
A invasão era inevitável e o cerco estava estabelecido. O que o Senhor havia dito que faria estava diante dos olhos de todo o povo. Contudo, novamente, Ele colocou diante de todos a possibilidade de escolherem “o caminho da vida” (v.8). Dentro dos portões de Jerusalém, a corrupção e a idolatria prevaleciam e, fora deles, o Senhor lhes estendeu uma nova chance: “mas o que sair e render-se aos caldeus, que vos cercam, viverá, e a vida lhe será como despojo” (v.9). A mensagem central era: Entreguem-se à Babilônia, e vocês não irão participar dos juízos que recairão sobre Jerusalém e sobre toda a Judá.
A história comprova que Babilônia assumiu o governo do mundo da época e, com cetro de ferro, Nabucodonosor ergueu um império que teve grande êxito por quase 70 anos. Porém, após esse período, Deus faria o Seu povo sair de Babilônia e regressar para Jerusalém. O que nos mostra que, para cada fase da história, Ele tem um chamado especial para o Seu povo, que se resume na seguinte ordem: “Ouvi a palavra do Senhor!” (v.11).
A escatologia bíblica nos revela, de uma maneira evidente e, historicamente contundente, que as profecias para o tempo do fim iniciaram suas aplicações no ano de 1798, segundo o livro de Daniel e o livro de Apocalipse (Profecias que estudaremos mais adiante). Desde 1798, não estamos diante de uma guerra entre nações apenas, mas de um conflito cósmico que revela seus últimos resultados. E, semelhante ao término do jugo babilônico, o chamado do Senhor é que o Seus filhos saiam da Babilônia contemporânea: “Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Ap.18:4).
A situação dos seres humanos nos últimos dias é descrita por Paulo em sua segunda epistola a Timóteo 3:1-5. E a sua advertência para todo filho de Deus é: “Foge também destes”, porque “estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé” (2Tm.3:5 e 8). Da mesma forma que os que seguiram os falsos profetas e líderes foram punidos juntamente com eles na época de Jeremias, o mesmo se dará nestes últimos dias. O Espírito Santo tem apelado a cada coração: “Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2Tm.2:22). Coração puro não significa ouvir a voz do nosso coração enganoso, e sim a voz dAquele que é “o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo.14:6).
Jesus mesmo foi enfático ao declarar: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus” (Mt.7:21). A vontade do Pai está contida em Sua Palavra, e, conhecendo-a, passamos a conhecer também o caminho da vida eterna (Jo.17:3). Não há meio termo no fato de que estamos diante do mesmo dilema: “Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”. E, como nunca antes, a profecia de Joel é um clamor urgente de um Deus que deseja nos salvar: “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Jl.2:32). Invoquemos o nome do Senhor e Ele nos guiará pelo caminho da vida.
Senhor, nosso Deus misericordioso, olha para nós e concede-nos o Teu Santo Espírito! Seja a Tua Palavra como espada segura em nossas mãos e esteja ela em nossos lábios e em nosso coração. Fala ao coração do Teu povo que ainda está em Babilônia e reúne todas as Tuas ovelhas em Teu aprisco seguro. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, chamados para a salvação!
Rosana Garcia Barros
#Jeremias21 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário