Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 09 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de fevereiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

No início do texto de hoje encontramos a razão do por que Jeremias ficou conhecido como o “profeta chorão”. Tomado de grande compaixão, sua vontade era de chorar “de dia e de noite” (v.1) os mortos da casa de Judá. Pois todos eles já estavam mortos e nem se davam conta disso. A situação era tão terrível, que o profeta desejou ir ao deserto, a um lugar onde pudesse estar longe daquele povo (v.2). Avançavam “de malícia em malícia” e não conheciam a Deus (v.3). E um dos piores pecados que assolava aquela nação estava na língua: “Flecha mortífera é a língua deles” (v.8).

Jeremias não podia confiar em ninguém, a não ser em Deus. Além de não ter constituído família, também não tinha amigo ou irmão algum em quem pudesse se apoiar, “porque todo irmão não faz mais do que enganar, e todo amigo anda caluniando” (v.4). Ou seja, a nação que deveria ser uma luz às demais nações, havia se transformado em um antro de fofoqueiros. Entravam tranquilamente no templo do Senhor com aparência de piedade enquanto viviam “no meio da falsidade” (v.6). Agora prestem muita atenção na continuação do verso, que diz: “pela falsidade RECUSAM CONHECER-ME, diz o Senhor” (v.6, grifo meu).

Zombar dos irmãos e caluniar a vida do próximo são atitudes que resultam em abominação aos olhos de Deus: “Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a Sua alma ABOMINA: […] O QUE SEMEIA CONTENDA ENTRE IRMÃOS” (Pv.6:16 e 19, grifo meu). Umas das piores desgraças que tem destruído a humanidade se chama língua maliciosa e a própria Bíblia deixa isso bem claro: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, E CONTAMINA O CORPO INTEIRO, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno” (Tg.3:6, grifo meu).

Não há como ignorarmos um assunto tão sério, amados! Falar da vida alheia é pecado! Como Jeremias poderia ter agido diferente se habitava no meio de caluniadores? Como não sentiria vontade de fugir dali? Em sua sinceridade e profundo desejo de salvar o seu povo, o profeta não conseguia encontrar uma pessoa sequer para compartilhar a sua angústia; nenhum pecador arrependido com quem pudesse se alegrar. “Toda a casa de Israel” (v.26) não compreendia as palavras do Senhor porque estava ocupada demais com sua língua mentirosa, quebrando o mandamento do Senhor: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx.20:16).

Um coração endurecido não consegue ouvir a voz de Deus, nem tampouco pensar no bem de seu semelhante. Tudo o que faz pode até aparentar alguma bondade, mas não passa de uma farsa: “com a boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior lhe arma ciladas” (v.8). Deus é Santo! A Sua Casa é santa! E o Céu que Ele tem preparado são para os Seus santos! Portanto, entrar na presença do Santo, no Seu lugar santo e falar mal dos Seus santos, é, no mínimo, suicídio espiritual. Entendem agora a expressão “mortos”, no versículo um?

A nossa língua “é mal incontido”, amados (Tg.3:8)! Precisamos desesperadamente da ação do Espírito Santo para contê-la e para nos conceder sabedoria! Porém, “se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca” (Tg.3:14-15). Se a vida eterna é conhecer a Deus (Jo.17:3) e se a língua maliciosa nos impede de conhecê-Lo (v.3), isto não explica o fato de Satanás investir tanto em causar intrigas entre irmãos?

Se almejamos habitar nas moradas do Pai, precisamos buscar viver aqui como se lá estivéssemos. Davi bem entendeu isso ao escrever o Salmo 15: “Quem, Senhor, habitará no Teu tabernáculo? Quem há de morar no Teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; O QUE NÃO DIFAMA COM SUA LÍNGUA, não faz mal ao próximo, NEM LANÇA INJÚRIA CONTRA O SEU VIZINHO” (Sl.15:1-3).

Deus quer que você O conheça! Não troque este privilégio pelo prazer demoníaco de soltar veneno pela boca! Agarre-se à maravilhosa promessa de que há um Deus que não desiste de você. Hoje é dia de fechar a boca e de abrir o coração. Todos nós estamos vulneráveis a este pecado que tanto ameaça a igreja de Deus de não receber o refrigério do Espírito, a chuva serôdia. Temos orientação profética quanto a isso. Aconselho que leiam o capítulo 33 do livro “Conselhos Para a Igreja”, com o título “A crítica e seus efeitos”. E aqui termino com uma pequena porção deste capítulo:

“Não haja discórdia, nem suspeitas ou maledicência, para não ofendermos a Deus. Meu irmão, se abrir seu coração à inveja e às vis suspeitas, o Espírito Santo não poderá habitar em você. Busque a plenitude que há em Cristo. Trabalhe da forma por Ele indicada. Que todo pensamento, palavra e ato O revele. Tem de haver um diário batismo do amor que nos dias dos apóstolos os unificava. Esse amor trará saúde ao corpo, espírito e mente. Circunde seu espírito com uma atmosfera que fortaleça a vida espiritual. Cultive a fé, a esperança, o ânimo e o amor. Que a paz de Deus reine no seu coração” (Conselhos para a Igreja, CPB, p.179).

Oremos com as palavras do mavioso salmista de Israel:

Senhor, “Faze-me ouvir, pela manhã, da Tua graça, pois em Ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a Ti elevo a minha alma. Livra-me, Senhor, dos meus inimigos; pois em Ti é que me refugio. Ensina-me a fazer a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus; guie-me o Teu bom Espírito por terreno plano. Vivifica-me, Senhor, por amor do Teu nome; por amor da Tua justiça, tira da tribulação a minha alma” (Sl.143:8-11). Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, guiados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros
Dir. Ministério da Oração
IASD Farol – Maceió/AL

#Jeremias9 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Avatar de Silvio Fernandes

Excelente comentário! Quem dera toda a igreja tivesse conhecimento!

Comentário por Silvio Fernandes




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.