Reavivados por Sua Palavra


JEREMIAS 08 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de fevereiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Infelizmente, o castigo era inevitável. Jeremias foi impedido de interceder pelo povo. Lembrando que além de profeta, Jeremias era sacerdote. Portanto, era sua função fazer essa mediação entre o povo e Deus. Mas a religião de Jerusalém havia se transformado em uma verdadeira loucura. Ostentando sabedoria, “Somos sábios e a lei do Senhor está conosco” (v.8), menosprezavam a palavra profética, “apostatando continuamente” (v.5), “porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha” (v.12). Uma exata ilustração do povo de Laodiceia: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu” (Ap.3:17).

Meus irmãos, ao estudar o livro de Jeremias comparando com o que tem acontecido em nossos dias no meio religioso, lembro-me das palavras do sábio Salomão: “nada há, pois, novo debaixo do sol” (Ec.1:9). O Senhor disse que a Sua igreja nos últimos dias guarda os Seus mandamentos e tem o testemunho de Jesus (Ap.12:17). E “o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Ap.19:10). Ou seja, é uma igreja que obedece aos mandamentos de Deus e tem o espírito de profecia.

Eu pergunto: Você sabe que igreja é essa? Que observa TODOS os mandamentos de Deus e possui o dom profético? Fazer parte dela é uma bênção e o Senhor a escolheu nestes últimos dias como Seu atalaia para proclamar o evangelho eterno por todo o mundo, “fazendo discípulos de todas as nações” (Mt.28:19). Mas assim como fazer parte do povo de Judá não era sinônimo de ser um verdadeiro adorador, hoje também não é diferente. Aquele povo era a raça eleita de Deus e eram constantemente orientados e advertidos pelos profetas. Contudo, quantas foram as gerações que sofreram as consequências de sua rebeldia, pois não queriam dar ouvidos ao “assim diz o Senhor”.

Amados, temos um tesouro inigualável em nossas mãos que se chama Bíblia Sagrada e um compêndio profético que ilumina o nosso entendimento acerca da Bíblia, pois, inspirada por Deus, Ellen White escreveu mais de 100 mil páginas como uma orientação especial do Céu para o remanescente dos últimos dias. E o que estamos fazendo hoje? Como o fez Israel, rejeitando as profecias para viver uma religião superficial? Ou, alegando sabedoria e conhecimento da lei, vivendo uma religião legalista e destituída de amor?

A verdade é que nenhuma dessas opções representa o reino dos céus. Nenhum dos lados possui a aprovação de Cristo. No desabafo do profeta encontramos as palavras que bem descrevem a realidade da igreja de Deus hoje: “Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos. Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; estou de luto; o espanto se apoderou de mim” (v.20-21). Será que não conseguimos enxergar nem que seja um palmo à nossa frente do quão perto estamos do “tempo de angústia, qual nunca houve” (Dn.12:1)? Que Jesus está às portas e é em conhecê-Lo que temos a vida eterna (Jo.17:3)?

Por favor, meus irmãos, estamos vivendo em tempo decisivo! Dias ainda mais difíceis virão e precisamos de uma fé viva e inabalável, que resista mesmo que tudo ao nosso redor nos seja desfavorável. Temos pouco tempo para pregar e muitos a alcançar. Não adianta, porém, ir avante sem a armadura de Deus. Somente pelo poder do Espírito somos habilitados e devidamente preparados para a obra que o Senhor nos confiou. Não adianta marchar em desacordo com as orientações do Príncipe do exército do Senhor. Assim como Jeremias tinha uma verdade presente para proclamar naquele tempo, Deus nos deixou uma verdade presente para os nossos dias, que inclui um reavivamento e reforma físico, mental e espiritual, que, se buscados e vividos, nos proporcionam a maior e melhor bênção que podemos receber nesta terra: um relacionamento íntimo com Deus.

Um dia, a mesma ruína e desolação que aconteceu pela teimosia de Israel, quando esta foi invadida por Babilônia, voltará a acontecer em escala mundial. Todos os que não se arrependeram, “os que não conhecem a Deus e […] os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus” (2Ts.1:8), serão mortos e “não serão recolhidos, nem sepultados; serão como esterco sobre a Terra” (v.2). “Se o homem não se converter, afiará Deus a Sua espada; já armou o arco, tem-no pronto; para ele preparou já instrumentos de morte, preparou Suas setas inflamadas” (Sl.7:12-13).

Logo Jesus voltará para “julgar a Terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a Sua fidelidade” (Sl.96:13). Essa notícia não deve nos causar medo, mas a bendita esperança de um futuro glorioso e eterno. Aqueles que andam com Cristo e desfrutam, pela fé, de Sua constante companhia; que, reconhecem sua incapacidade de santificar-se por si mesmos, senão pela ação purificadora do Espírito Santo; que, qual crianças, possuem uma fé simples, que depende constantemente do auxílio do Pai, sabem que não estão vivendo dias comuns, mas dias solenes e previamente definidos na agenda profética de Deus.

E nós? Será que fazemos parte deste grupo seleto, cujo coração dói e estremece por causa da ruína do povo de Deus e ao mesmo tempo exulta e se alegra pela proximidade da vinda de seu Senhor e Salvador? Logo a fornalha ardente provará de que material somos feitos. Que o Espírito Santo nos purifique e nos santifique em tudo, a fim de que sejamos “um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras” (Tt.2:14). Aceitemos, pois, de bom grado, a disciplina do Senhor para arrependimento e salvação, “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb.12:6). Como fez Jacó, apeguemo-nos a Deus com toda perseverança e súplica: “Não Te deixarei ir se me não abençoares” (Gn.32:26).

Pai de amor, Deus Todo-Poderoso, Criador dos céus e da terra, Tu és o mesmo ontem, hoje e eternamente! O Senhor não deixaria o Seu último povo sem orientação e advertência profética. Louvado seja o Senhor por Sua Palavra e pelo espírito de profecia! E através dessas palavras escritas temos acesso ao conhecimento de Deus e de quão perto estamos da volta de Jesus. O Senhor disse que os sábios entenderão e aqui estamos para Te pedir pela sabedoria do alto. Qual Moisés, Te pedimos: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl.90:12). Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, povo cujo Deus é o Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Jeremias8 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.