Filed under: Sem categoria
442 palavras
1 O deserto e a terra se alegrarão. Este capítulo apresenta um quadro inspirador de como será a terra restaurada. As regiões áridas e desérticas do mundo não mais existirão. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 240.
O narciso. Os v. 1 e 2 retratam a beleza e a fragrância que florescem novamente após a libertação da maldição do pecado. CBASD, vol. 4, p. 240.
2 Líbano. Os motes do Líbano, o monte Carmelo e a planície de Sarom eram famosos por seu verdor e beleza. Em Isaías 33:9, uma maldição despojou essas regiões de seu verdor e as deixou desertas. Contudo, seriam restauradas por Deus à sua beleza edênica (ver Is 41:19; 55:12, 13; 65:10). CBASD, vol. 4, p. 240.
3 Fortalecei. Ou, “firmai”. Os mensageiros de Deus devem encorajar as pessoas a olhar adiante para as glórias da terra renovada e a confiar no poder divino para libertá-las deste mundo amaldiçoado do pecado. CBASD, vol. 4, p. 240.
4 A vingança vem. Isto é, sobre os inimigos, para salvar os fiéis (ver Mt 25:32, 34, 41). A destruição dos inimigos do povo de Deus prepara o caminho para a libertação, e o conhecimento disso deve encorajar e dar esperança a Seus filhos (ver Is 25:9; Jo 14:1-3; Tito 2:13). CBASD, vol. 4, p. 240.
5 Os olhos dos cegos. Esta promessa se cumprirá tanto literal quanto simbolicamente. Pessoas espiritualmente cegar (Is 6:9, 10) terão a visão espiritual restabelecida e o entendimento moral desobstruída. Na terra renovada, todas as moléstias físicas também serão curadas. CBASD, vol. 4, p. 240.
8 Bom caminho. Se o povo de Israel tivesse sido fiel a Deus, a terra da promessa teria sido restaurada à sua fertilidade e beleza edênicas c, e as enfermidades teriam desaparecido deles […]. De todas as nações teriam chegado pessoas sinceras em busca da verdade, as quais teriam trilhado o “Caminho Santo”até Jerusalém para aprender do verdadeiro Deus […]. “O Caminho Santo” não seria para o “imundo” ou “hipócrita”; contudo, seria tão claro que mesmo os mais simples, se honestos na busca pela verdade, não se perderiam nele. CBASD, vol. 4, p. 240.
9 Não haverá leão. Na Antiguidade, os leões eram uma séria ameaça a viajantes de regiões desoladas e selvagens. Deus assegurava, porém, uma viagem segura aos que viajassem a Jerusalém pelo Seu santo caminho. CBASD, vol. 4, p. 240.
10 Os resgatados. Isto é os de todas as nações que aceitassem a salvação. CBASD, vol. 4, p. 240.
Com cânticos. A jornada para Sião era feliz. Peregrinos que iam a Jerusalém participar das festas o faziam com o coração cheio de alegria e com ações de graça a Deus. Cantavam salmos de louvor (ver Sl 121; 122) ao imaginar as horas felizes que teriam na cidade sagrada, em companhia de outros e em comunhão com Deus. Esta seria a experiência dos “resgatados” de todas as nações. CBASD, vol. 4, p. 240.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário