Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
3 de dezembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

1-4 Ai. Começa o julgamento daqueles que oprimem o povo de Deus. As ações específicas que acarretam o juízo são as seguintes: leis injustas, decretos opressivos, privação do direito aos pobres, recusa em fazer justiça aos oprimidos em meio ao povo do Senhor e abuso de pessoas dependentes, como as viúvas e os órfãos. Bíblia de Estudo Andrews.

5 Cetro da minha ira. Os assírios eram instrumentos nas mãos de Deus para disciplinar nações ateias, inclusive as nações ímpias de Israel e Judá, que caíram na apostasia. Depois, a soberania dos assírios seria julgada (v. 12). Bíblia Shedd.

A vara […] do meu furor. O cap. 10 começa com um oráculo em forma de ai e com uma acusação contra o povo de Deus. Neste versículo, muda para um segundo oráculo em forma de ai contra a Assíria. O tema geral do cap. 10 é o direito do Senhor de julgar todo o mundo, tanto o povo da aliança quanto as outras nações. A dignidade soberana  de Deus para julgar já fora mencionada em 2:4. No cap.10, A Assíria é inicialmente um instrumento do juízo divino contra seu povo (ver também 5:26-29; 7:18-20; 8:7, 8), mas também recebe o juízo do Senhor quando excede os limites. A Assíria é julgada por ser orgulhosa. Bíblia de Estudo Andrews.

7 A Assíria achava que era lema quem traçava os planos de conquista, imaginava que Deus era apenas uma divindade local como os muitos “deuses” das várias tribos. Na realidade, porém, era a Assíria que nada mais fazia senão executar os julgamentos pronunciados por Deus. Bíblia Shedd.

9 As seis cidades aqui mencionadas tinham sido capitais de civilizações, ou poderosas cidades independentes. Cada um tinha sua divindade local, e todas haviam sido conquistadas pelos assírios entre 538 e 720 a.C. Agora, pensava fazer o mesmo com Jerusalém (11). Bíblia Shedd.

12 a arrogância do coração. A Assíria é julgada pelo tratamento desumano dado ao povo de Deus. Seu apetite por destruição ultrapassava os limites do dever e continuou a destruir outras nações, indo muito além dos propósitos divinos (ver o v. 7). Os assírios não entendiam que o real trato de Deus com seu povo era a punição por causa da infidelidade à aliança. Bíblia de Estudo Andrews.

15 A lógica mostra que as criaturas não são maiores que o Criador. Bíblia Shedd.

17 Num  só dia. O cumprimento histórico da profecia se lê em 2Rs 19.35. Bíblia Shedd.

19 Tão pouco. O que sobrar dos soldados assírios seria um resto tão pequeno que até uma criança poderia arrolá-los. Bíblia Shedd.

20-34 os restantes de Israel. O remanescente dos fiéis, formado por aqueles que confiavam em Deus, faria o êxodo da Assíria (ver menções anteriores a este tema em 1:9; 4:2; 6:13; 7:3). O povo do Senhor é encorajado a não temer. No livro de Isaías, os convites a não temer estão entre as palavras mais preciosas e confortantes de Deus a seu povo (1:10, 14; 43:1; 44:2). Paulo cita esta passagem em Rm 9:27. O julgamento da Assíria abre caminho para outra perspectiva no trato de Deus com o povo. O remanescente do Senhor voltaria para ele. Em última instância, o desejo divino é salvar o remanescente arrependido de seu povo. Seu propósito é garantir uma corrente intacta de continuidade da sua vontade em meio a seus escolhidos. A determinação de Deus de salvar um remanescente que iria cumprir seus propósitos já fora sinalizada por meio de nome de um dos filhos de Isaías: Um-Resto-Volverá (ver mais sobre o REMANESCENTE em Rm 11:2-5; Ap 12:17). Bíblia de Estudo Andrews.

e22 O restante. De todo o Israel, logo só sobrou Judá, depois do cativeiro de 722 a.C. De Judá, sobrou apenas o resto que foi levado para o cativeiro na Babilônia, em 597 a.C. Dos cativos, sobraram apenas os que quiseram restaurar Jerusalém em 538 a.C. […]. E finalmente, quem sobrou para constituir o verdadeiro Israel, obediente a Deus, foi só Jesus, cujos membros são feitos, pela Sua graça, no Novo Israel de Deus. Bíblia Shedd.

26 Orebe. Refere-se à vitória milagrosa de Gideão. Bíblia Shedd.

28-32 Uma descrição da marcha dos exércitos da Assíria contra Jerusalém, contendo a lista das cidades pelas quais haveriam de passar, terminando na sua própria ruína. Nobe se acha a 16 km de Jerusalém. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.