Reavivados por Sua Palavra


Provérbios 19 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
22 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Temos estudado diversas comparações, todas referentes à diferença entre o justo e o perverso. Percebemos que o pecado traz consigo consequências que maculam o que Deus criou para ser perfeito; que o fato de Ele nos amar, independente do que fazemos ou deixamos de fazer, não muda o outro fato de que um dia Ele terá de aplicar a Sua justiça e fazer separação entre justos e ímpios.

Os provérbios de Salomão não são simplesmente um relato sobre o que é correto e o que é errado, mas palavras do Senhor que deseja nos conduzir à vida (v.23). Por isso, “ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (v.20) e para que não venhas a participar dos juízos preparados “para os escarnecedores” (v.29).

Em tempos em que o amor de Deus tem sido confundido com conformidade, precisamos ter muito cuidado para que a nossa mente não seja embrutecida com os rudimentos deste mundo, considerando normal o que seja leviano. Satanás mudou sua estratégia quanto a enganar o ser humano desde que percebeu que o sangue dos mártires era como semente. As fogueiras da perseguição haviam se tornado nos mais poderosos púlpitos e das chamas ascendiam os mais convincentes testemunhos a favor de Cristo. Sendo assim, as artimanhas do maligno saíram das fogueiras para os holofotes.

O apóstolo Paulo já havia advertido que nos últimos dias os homens seriam, dentre tantas outras coisas, “egoístas” (2Tm.3:2). Como primeira iniquidade da lista, o egoísmo indica o risco que corremos quando colocamos o nosso eu em evidência. E o que mais deveria nos assustar não é a extensa lista de pecados elencados por Paulo, mas o que ele afirma no final: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (2Tm.3:5). Ou seja, religiosos cuja piedade não passa de uma tremenda farsa. Não há o poder do Espírito Santo. Não há coerência entre o que pregam e o que vivem.

O que temos feito, amados, para amenizar o sofrimento alheio? Temos clamado pelo poder do Espírito Santo com a sinceridade de quem verdadeiramente deseja fazer a vontade do Senhor e salvar pessoas para o reino de Deus? Precisamos ser “ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir” (1Tm.6:18). Mas isso não é possível se nossas ações não tiverem a assinatura do Espírito de Deus. Só podemos viver a sabedoria de Provérbios se estivermos dispostos a humilhar o nosso coração diante de Deus, reconhecendo a nossa total dependência e a nossa grande necessidade do poder do alto.

Cuidemos em desempenhar com diligência o papel que nos cabe como membros da família celestial. Bons maridos, boas esposas e bons filhos também serão bons membros da igreja de Deus. Então, não haverá lugar para o egoísmo (v.4), para a acepção de pessoas (v.6), para a mentira (v.5 e 9) ou para lares infelizes e desfeitos (v.26). Todo aquele que compreende o que Deus entregou em nosso favor (Jo.3:16), certamente se compadecerá de quem necessita (v.17) e zelará pelo bom andamento de seu lar e da casa do Senhor. Pois “a discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias” (v.11).

Podem acreditar, meus irmãos, que daqui para frente veremos muitas coisas estranhas acontecendo, até mesmo entre o professo povo de Deus. A nossa parte, porém, é vigiar e orar, sem esmorecer, esperando no Senhor. Sabem porquê? Porque “o que profere mentiras perece” (v.9). Portanto, seguremos firme a verdade de Cristo que um dia nos libertou e confiemos que “o desígnio do Senhor permanecerá” (v.21).

Querido Deus, nosso Pai amado, guarda o nosso coração da mornidão prevalecente e retira dele tudo o que possa impedir de que recebamos o poder do Espírito Santo. Não só pedimos ou desejamos, mas necessitamos deste poder, pois queremos ser testemunhas de Jesus apressando a Sua volta. Ajuda-nos, Senhor! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, templos do Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios19 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.