Reavivados por Sua Palavra


Provérbios 13 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
16 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Eis a nossa geração: “nos últimos dias sobreviverão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus […] Foge também destes” (2Tm.3:2-5).

Vivemos em um tempo em que dar uma palmada em um filho virou crime, mas permitir que sua inocência seja destruída por mídias inapropriadas tornou-se normal. Um tempo em que a educação na justiça (2Tm.3:16) foi trocada pela “deseducação” da televisão e da internet. Um tempo em que pais e mães estão tão ocupados em prover o sustento do lar que não têm tempo de evitar a ruína dos filhos. Tempo onde a mente das crianças nunca obteve tanta informação e nunca foi tão vazia do que realmente é importante. Uma geração que nunca teve tantos “amigos”, mas que nunca se sentiu tão sozinha. O que, afinal, está acontecendo? Porque tudo o que o apóstolo Paulo escreveu a centenas de anos está se cumprindo com tanta precisão?

No início do capítulo de hoje lemos o seguinte: “O filho sábio ouve a instrução do pai” (v.1). Filhos obedientes, de acordo com a Bíblia, são filhos sábios que alegram o coração de seus pais (Pv.10:1). Este é o verso que inaugura o tema central de Provérbios. Ou seja, Salomão enfatizou a importância de uma família bem ordenada. E o que é uma família bem ordenada? É aquela cujos pais entendem e praticam os princípios bíblicos e cujos filhos são ensinados por preceito e por exemplo a seguir lhes os passos. Satanás sabe que não há instrumento mais poderoso a favor de Deus do que uma família bem ordenada, cuja luz “brilha intensamente” (v.9). Por isso que faz de tudo para que os pais estejam ocupados demais para instruir seus filhos e os filhos desocupados demais para que ele mesmo os destrua.

O ensino de pais que buscam a sabedoria do Senhor “é fonte de vida” (v.14) para os filhos, herança que é deixada “aos filhos de seus filhos” (v.22). Filhos que são ensinados nas sagradas letras, desde a infância, tornam-se sábios “para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm.3:15). Você percebe que a única forma de salvar a nossa família daquele quadro caótico descrito por Paulo é fazendo dela o nosso primeiro ministério?

Nunca houve um tempo tão oportuno para jejum e oração pelas famílias, como hoje; para deixarmos de lado as coisas vãs e passageiras deste mundo e cuidar da “herança do Senhor” (Sl.127:3); para deixar a companhia dos insensatos e andar com amizades que nos edifiquem (v.20). O nosso lar é alvo do mais puro amor de Deus. Mas também é o principal alvo da mais terrível cólera do inimigo (Ap.12:12).

Que o seu lar seja um pedacinho do Céu na Terra! Não há sermão mais eficiente do que este. Que sejamos salvos para salvar! É um tremendo desafio. Mas “para Deus não haverá impossíveis em todas as Suas promessas” (Lc.1:37).

Pai nosso, que privilégio o nosso de sermos chamados de Teus filhos! E como Teus filhos queremos ir morar Contigo para sempre. Oh, Deus amado, vence as lutas que acontecem em nosso lar, para que se cumpra o Teu propósito, como está escrito em Isaías 61:9: “todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor”. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, famílias justas do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios13 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.