Filed under: Sem categoria
“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento” (v.25).
Iniciamos hoje o tema central do livro de Provérbios: a diferença entre o justo e o perverso. A diferença entre os que guardam os mandamentos do Senhor e os que preferem a ruína da sabedoria humana (v.8). De uma forma muito persuasiva e clara, Salomão revelou o que, na prática, pode ser visto como um comportamento cristão em contraste com um procedimento pagão.
Sabemos que, diante de Deus, a nossa justiça não passa de “trapo da imundícia” (Is.64:6). Só nos tornamos justos mediante a justiça de Cristo. E alguns podem até dizer: “Eu aceito a justiça de Cristo”. Mas a essência não está em apenas dizer, mas em corresponder ao que se diz. Porque o “caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado” (v.17) Como está escrito: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg.1:22).
Necessitamos, a cada dia, fazer um exame do nosso coração. Sofremos de “insuficiência cardíaca espiritual”. Se não permitirmos que o Espírito Santo realize a necessária “cirurgia” em nosso coração, estaremos limitados a esta vida finita. E prestem muita atenção, amados: Estamos vivendo em um período decisivo da história deste planeta! Tudo o que Cristo nos alertou que aconteceria nos últimos dias tem se cumprido com precisão e não estamos longe de ver o cumprimento da promessa da salvação dos justos e da destruição dos perversos.
Noé passou 120 anos pregando que um dilúvio viria à Terra e que as pessoas precisavam entrar na arca. Mas os antediluvianos tornaram-se maus em “todo desígnio do seu coração” (Gn.6:5), e não deram ouvidos ao último chamado de Deus. Qual tem sido a sua resposta aos apelos do Espírito Santo? Deus está fazendo o Seu último chamado. Assim como Ele salvou Noé e sua família, Ele está chamando você e sua casa a aceitar o Seu convite de graça (At.16:31). Só há segurança se estivermos dentro da embarcação do Senhor. Pois está chegando o dia em que Ele mesmo fechará a porta e mostrará que há sim diferença entre o santo e o profano, entre o justo e o ímpio, entre salvos e perdidos.
“O justo viverá pela sua fé” (Hc.2:4), uma fé prática (Ap.14:12) que o torna “sábio de coração” (v.8). Ouça a voz de Cristo a lhe advertir: “Vede que ninguém vos engane” (Mt.24:4) e persevere no estudo da Sua Palavra. Que seu anelo esteja em encontrar Jesus e morar com Ele para sempre, pois “o anelo dos justos Deus o cumpre” (v.24).
Santo Deus, como estamos longe do padrão celestial, que é o caráter de Cristo! Que pelo Teu poder e graça, o Espírito Santo tenha êxito em moldar o nosso caráter, a fim de que andemos em fé e obediência. Nós Te amamos, Senhor! Volta logo! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, justos do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Provérbios10 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário