Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 9 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
12 de outubro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 9 – Este livro de Provérbios, contendo a sabedoria divina, é mais útil e profundo do que muitos imaginam. Sua ênfase na espiritualidade vai além das paredes dos lugares de culto. Por exemplo, “há um nítido paralelo entre Êxodo 20:1-17 e as advertências em Provérbios 1 a 9. A idolatria nunca é mencionada, embora o tom monoteísta da passagem proíba qualquer veneração de outros deuses… A blasfêmia e o sábado não são discutidos. Os últimos seis mandamentos, porém, são citados. Os filhos devem respeitar seus pais e os ensinamentos deles (1:8-9), devem desviar-se da violência e da matança (1:10-19). O adultério é repetidamente condenado (2:16-19; 5:1-23; 6:23-7:27). O roubo é desprezado (6:30-31) e a inveja é condenada como o caminho para a violência e para a rejeição divina (3:31-32). É como se o temor do Senhor resumisse os primeiros quatro mandamentos e inspirasse a manutenção dos seis últimos”, comenta Paul House.

Assim, quanto mais próximos de Deus estivermos, mais sábios seremos; o contrário também é verdade, quanto mais longe dEle, mais tolamente viveremos. Desta forma, Provérbios 9 revela a existência de apenas esses dois caminhos:

1. O convite da sabedoria (Provérbios 9:1-12).
2. A sedução da loucura (Provérbios 9:13-18).

São dois estilos de vida. Tanto a sabedoria quanto a tolice/loucura são representadas como personificação. “A sabedoria personificada (que se revela Cristo) faz um convite (Mt 11:28-29; conf. Lc 14:15-24)… A insensatez é também personificada como uma mulher louca, e aqueles que a preferem ao Senhor cortejam a morte e o inferno”, destaca Merrill Unger.

Em Provérbios 9 temos lições valiosas e profundas sobre sabedoria, discernimento e escolhas que moldam nosso caráter e determinam nosso destino eterno. Considere mais atentamente:

• Personificada por uma mulher que edifica sua casa e convida os tolos a entrarem oferecendo conhecimento, entendimento e discernimento, a sabedoria aponta para o Céu, oferece suas iguarias como símbolos do sustento espiritual e nutrientes que contém a verdade, a compreensão e o amor.
• Personificada por outra mulher, a loucura é barulhenta e ignorante, imitando a mulher sábia, também convida as pessoas; ela oferece prazeres, porém são efêmeros e ilusórios. Há imoralidade, desvio de caráter, que se transformam em sofrimento e leva ao inferno.

A qual mulher daremos atenção? Deus nos chama a viver sabiamente! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.