Reavivados por Sua Palavra


Provérbios 06 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
9 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Quatro são as advertências contidas neste capítulo; provérbios que nos apontam as terríveis consequências de erros praticados por atitudes ou palavras. A primeira delas se refere à fiança. A Bíblia deixa claro que não devemos emprestar o nosso nome, assumindo a responsabilidade pela dívida de terceiros. Quer seja ao teu companheiro (amigo chegado) quer seja “ao estranho” (v.1), a fiança pode se tornar em uma armadilha e causadora de desavenças, por isso o contexto apelativo do verso três: “Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro”. Portanto, “a ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros” (Rm.13:8).

A segunda advertência aponta a preguiça como sendo a causa da ruína de muitos. Salomão utilizou aqui uma metáfora: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso” (v.6). Consideradas dentre as classes de bichos mais trabalhadores do mundo, as formigas não apenas trabalham, mas trabalham juntas com o objetivo comum de abastecer o formigueiro e de mantê-lo em bom estado e livre de predadores. Que o trabalho dignifica o homem nós já sabemos. Mas creio que a mais importante lição dada pelo Senhor a nós através desta figura de linguagem seja o que está no final do verso seis: “considera os seus caminhos e sê sábio”. Uma vida de serviço, quando bem ordenada sob a orientação de Deus torna-se em bênção não só para ela própria, mas para todos que se unem no mesmo objetivo.

Grandíssimo pecado incorre quem não dá ouvidos à terceira advertência. Seja em atos ou em palavras, “o homem vil” (v.12) leva consigo uma carga de maldades que maquina lançar sobre quem escolhe afligir, “semeando contendas” (v.14), esquecendo-se, porém, de que o que semeia, ele mesmo o colhe, como está escrito: “Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura” (v.15). Salomão então apresentou uma lista de sete coisas detestáveis a Deus e com um teor abominável à sétima: “o que semeia contendas entre irmãos” (v.19). Sobre isto, o apóstolo Paulo também nos deixou claro apelo: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles” (Rm.16:17).

Na quarta e última advertência, o sábio reforçou sobre o perigo dos pecados sexuais e a segurança que existe em seguir os mandamentos e instruções do lar e, principalmente, a conformidade com a Palavra de Deus e submissão às “repreensões da disciplina” (v.23). Em tempos de largo acesso a todo tipo de torpeza e lascívia, a pornografia tem destruído a vida de muitos como um ídolo do coração. Todo aquele “que pratica tal coisa” “está fora de si” e busca a própria ruína (v.32). Quer pelo ato sexual fora dos limites estabelecidos por Deus quer pela visão entorpecida e impura, incorremos no mesmo pecado como nos advertiu Jesus: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt.5:28).

Amados, que as mesmas misericórdias a mim conferidas por um Deus que não desistiu de me salvar, os alcancem com o poder recriador de Sua Palavra. Passei muitos anos me enganando e me deixando ser enganada por meu coração corrupto e miserável. Meus pecados quase me levaram a um estado de total cegueira e letargia, mas por Sua bondade e graça o Pai me alcançou, me recebeu em Seus braços e me deixou conhecê-Lo.

Hoje vivo a paz em saber que nem o inimigo pode me acusar de pecados que foram apagados pelo sangue do meu Redentor. Louvado seja o nome do Senhor, nosso Deus! Ele deseja realizar o mesmo milagre em sua vida. Permita que a luz de Suas palavras lhe ilumine o coração e faça de você uma testemunha ocular do poder transformador de Deus.

Querido Pai, tantas coisas têm acontecido para nos desvirtuar da Tua Palavra e tirar o nosso foco de olhar para Cristo. Não permite, Senhor, que nos desviemos do Teu caminho. Que saudades de Ti e do nosso verdadeiro lar! Apaga as nossas transgressões e purifica o nosso coração, porque, pela graça e justiça do nosso Redentor, queremos Te ver e habitar Contigo para sempre! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, transformados pelo amor de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios06 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.