Reavivados por Sua Palavra


Provérbios 02 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de outubro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Para que possamos tomar decisões bem acertadas, é necessário haver uma prévia comunicação com a fonte do conhecimento. Através da oração, nossa mente é elevada ao trono da graça e renovada pela fé no plano divino. Nossas aspirações tornam-se cada vez mais íntimas com a vontade de Deus, de forma que, orientados pelo Espírito Santo, caminhamos “na sinceridade” (v.7). Aceitar, esconder, fazer, inclinar, clamar, buscar, procurar, indicam as ações associadas com uma vida de harmonia entre orar e agir. Como Jesus, necessitamos subir ao monte da oração, mas descer de lá com mantimento suficiente para suprir as necessidades de outros.

Os veios da “verdadeira sabedoria” (v.7) devem correr de nossa vida para outras. O pedido de Salomão não foi com vistas a satisfazer um desejo egoísta, mas refletiu em seu reinado, e até hoje surte efeitos por meio de seus escritos. Quantos de nós estamos afligindo o coração perante o Senhor em busca da sabedoria altruísta? Como guardadores dos nossos irmãos, estamos dispostos a entregar ao Senhor o pouco que temos, a fim de dEle recebermos alimento suficiente para as multidões?

Deus “conserva o caminho dos Seus santos” (v.8), os iluminando com o resplendor de Sua graça e bondade. Esse reflexo torna-se em inconfundível testemunho ao mundo de que há um povo sábio e inteligente, que diverge das massas falidas e corrompidas pela fragilidade de suas ambições terrenas. Logo, todos terão tomado sua decisão definitiva. Haverá apenas dois grupos: “os que caminham na sinceridade” e em “todas as boas veredas” (v.7, 8) e os que andam “pelos caminhos das trevas” e “que se alegram de fazer o mal” (v.13, 14).

A sabedoria é um presente oferecido por Deus ao homem em doses diárias, perfeitamente dosadas ao estudante assíduo de Sua Palavra. Ninguém que humildemente clame a Deus por sabedoria fica sem recebê-la. O dia a dia pode até conferir algumas quedas e fracassos. No entanto, ao andar “pelo caminho dos homens de bem” (v.20), o Espírito Santo os conduz e guarda até o momento em que “habitarão a terra” (v.21).

O capítulo de hoje apresenta condições para se obter a sabedoria. Nossas escolhas definem para onde estamos caminhando. Se aceitarmos as palavras do Senhor, guardando os Seus mandamentos (v.1); se orarmos por inteligência e entendimento, buscando a sabedoria como quem busca um tesouro escondido (v.3-4), “então”, entenderemos “o temor do Senhor e” acharemos “o conhecimento de Deus” (v.5). E o conhecimento de Deus, amados, é vida eterna (Jo.17:3). Sabem porque o temor e o conhecimento de Deus estão associados? O pai de Salomão nos deixou escrito a resposta: “A intimidade do Senhor é para os que O temem” (Sl.25:14).

Abra o seu coração ao Senhor. Busque conhecê-Lo. Não conheço ninguém que verdadeiramente O tenha conhecido e se arrependido. Muito pelo contrário. Quando olhamos para os homens e mulheres de Deus do passado, percebemos um amor tão grande, uma confiança tão real, a ponto de muitos terem dado a própria vida por não abrirem mão da fé adquirida. Estamos nós dispostos a fazer o mesmo? Temos uma amizade com Jesus com a mesma força e convicção?

“Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz?” (Pv.8:1). Ouve, pois, e atende ao apelo do Espírito Santo que, dentro em breve, encerrará o seu prazo.

Nosso Deus amado, queremos Te conhecer e prosseguir em conhecê-Lo cada dia mais. Que o Teu Espírito nos habilite a cumprir as condições da Tua Palavra e andar nas pegadas de Cristo. Dá-nos a sabedoria de que tanto necessitamos! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, homens e mulheres de bem!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios02 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.