Filed under: Sem categoria
365 palavras
Introdução. O Salmo 150 é o último dos salmos de aleluia. É a grande aleluia de encerramento ou doxologia do saltério. Desta forma o livro de Salmos termina com um convite para que todo o ser que respira se junte ao grande hino de louvor. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1057.
Todos os livros que formam as subdivisões dos Salmos terminam com louvores curtos (41:13; 72:18, 19; 89:52; 106:48), mas este salmo é o ápice final em forma de Hallel (cântico/doxologia de louvor) de todo o Saltério. Este grande hino começa e termina com “Aleluia!” (Louvai ao SENHOR). Cada versículo contém um duplo chamado para louvar a Deus (ao todo, dez vezes), com um apelo conclusivo adicional para louvar ao Senhor. Este poema contém uma ênfase no louvor a Deus, nas localizações (santuário, firmamento, v. 1), depois na orquestra e nos movimentos (v. 2-5; instrumentos de sopro, cordas e percussão com danças no centro) e, por fim, no coral. Bíblia de Estudo Andrews.
1 Louvai-O no firmamento. Como no Salmo 148, a convocação ao louvor se estende aos habitantes do Céu e da Terra. CBASD, vol. 3, p. 1057.
3 Trombeta. Do heb. shofar, “trombeta. CBASD, vol. 3, p. 1057.
Saltério. Do heb nebel, “harpa. CBASD, vol. 3, p. 1057.
Harpa. Do heb. kinnor, “lira”. CBASD, vol. 3, p. 1057.
4 Adufes. Do heb. tof, um pequeno tambor de mão. CBASD, vol. 3, p. 1057.
danças. Nos tempos bíblicos, a prática moderna de dançar em pares era desconhecida. As danças ocorriam principalmente no contexto de celebrações religiosas, como uma expressão de alegria (Jr 31:4). Costumava ser realizada por mulheres (Êx 15:20; Jz 21:19-23; 1Sm 18:6) e, em raras ocasiões, por homens (2Sm 6:14, 16). Não há evidência real de que homens e mulheres dançassem juntos. Com frequência, a música era incluída. Não existem evidências de que as danças acontecessem dentro do templo. Bíblia de Estudo Andrews.
5 Címbalos. Do heb. tsiltselim. CBASD, vol. 3, p. 1057.
6 Louvai ao SENHOR (ARC; ARA: “Aleluia!”). O maior livro de cânticos já composto encerra com uma grande aleluia final. … No grande auditório dos salmos, onde se estremeceu o nosso coração ao compasso de muitos coros comoventes, levantamo-nos com reverência no momento em que a grande sinfonia chega a seu clímax. De bom grado unimos nossas vozes neste último apoteótico “aleluia”ao Cordeiro de Deus. CBASD, vol. 3, p. 1057.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário