Reavivados por Sua Palavra


SALMO 146 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de setembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

542 palavras

Introdução. O Salmo 146 é o primeiro dos cinco salmos de aleluia que concluem o livro dos Salmos. O tema é um elogio aos benefícios de ter a Deus como auxiliador. O salmo adverte a não colocar a confiança em seres humanos, por mais poder que exerçam. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1051.

1 Louva … ao SENHOR. Do heb. halelu-Yah, transliterado como “aleluia”. Uma expressão que deve ser pronunciada com temor santo e reverente. CBASD, vol. 3, p. 1051.

2 Durante a minha vida. Esta vida mortal é de curta duração. No entanto, todos os seus dias deveriam ser passados bendizendo e exaltando o nome de Deus. “Louvor”é o tema dos hinos que os habitantes celestiais cantam a Deus. “Aprendamos o cântico dos anjos agora, para que o possamos entoar quando nos unirmos a suas fileiras”(PP, 289). Os cânticos do Céu trarão alegria e força para aliviar os fardos da vida. CBASD, vol. 3, p. 1051.

3 Príncipes. Somente Deus merece nossa completa confiança e segurança. Sem Ele, estaremos desamparados diante de muitos do problemas da vida (T9, 203). CBASD, vol. 3, p. 1051.

4 Desígnios. “Pensamentos”(ARC). A LXX e a Vulgata apoiam esta tradução. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Perecem. Isto é, cessa a consciência. A Bíblia não apoia a doutrina popular de um estado consciente entre a morte e a ressurreição, além de refutar enfaticamente tal ensino (ver Sl 115:17; Ec 9:5). CBASD, vol. 3, p. 1052.

5 Deus de Jacó. O que Deus fez por Jacó, fará por nós, que também podemos ser vencedores com Deus. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Esperança. A esperança é o bálsamo da vida e a alegria da existência. Ela reanima o espírito quando nos deparamos com dificuldades e aflições ao longo do caminho. CBASD, vol. 3, p. 1052.

6 Que fez. Não há nada difícil demais para que Ele realize. Ele nunca falha no cumprimento das promessas a Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1052.

Mantém … Sua fidelidade. Uma vez que Deus “mantém fidelidade”, não precisamos temer confiar nEle. Sua palavra é verdade (Sl 119:160) e Ele promete mantê-la, não por um período, mas para sempre. CBASD, vol. 3, p. 1052.

7 Liberta os encarcerados. Ver Is 61:1. CBASD, vol. 3, p. 1052.

8 Abre os olhos. Libertar da prisão e abrir os olhos aos cegos são ações conjuntas associadas por Isaías à obra que Cristo realizaria (Is 42:7). Aquele que criou o delicado mecanismo dos olhos sabe como abri-los quando estão cegos. Ele também abre a visão espiritual para que as pessoas possam ver as coisas do Espírito. CBASD, vol. 3, p. 1052.

10 O SENHOR reina para sempre. Ao contrário dos príncipes terrenos que passam com o tempo, Deus, o grande rei, sempre estará em Seu trono. Ele nunca abdica de Sua coroa nem será destituído dela. CBASD, vol. 3, p. 1052.

16 Abres a mão. O Senhor … oferece abundantes provisões de graça a todos os que O buscam. … Ele pode e deseja fazer muito mais do que tudo o que Seus filhos pedem ou pensam (Ef 3:20). CBASD, vol. 3, p. 1050.

19 Acode à vontade. Corações santos desejarão somente o que é santo. Assim, Deus não vê problemas em realizar tais desejos. Ele promete conceder o desejo do pecador. Não seria sábio agir assim. CBASD, vol. 3, p. 1050.

Atende-lhes o clamor. Assim como o terno amor de mãe é movido pelo clamor de seu filho, o ouvido do Senhor está sempre sintonizado para ouvir os clamores de Seus filhos. CBASD, vol. 3, p. 1052.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de José Magalhães

“Não seria sábio agir assim”. Não era para ser uma pergunta (retórica)?

Comentário por José Magalhães

Avatar de Jeferson Quimelli

Está assim mesmo no Comentário, sem a interrogação. O texto quer dizer que não seria sábio da parte do Senhor atender à vontade do pecador.

Comentário por Jeferson Quimelli




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.