Filed under: Sem categoria
330 palavras
Introdução. O Salmo 143 é um apelo para livramento e uma expressão de confiança no amor e na misericórdia de Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1046.
1 Tua justiça. O salmista apela à bondade e justiça de Deus, nas quais confia de modo inquestionável. CBASD, vol. 3, p. 1046.
2 À Tua vista. Embora com frequência as Escrituras chamem o ser humano de “justo”, (ver Gn 18:23, 24; etc.), o salmista reconhece que, no sentido absoluto, quando comparada a Deus, nenhuma pessoa é justa (ver Jó 9:2). As pessoas obtém a justiça de Cristo somente pela fé. O esforço humano nunca tornará um ser humano justo (Ef 2:8, 9). As obras são fruto da fé; não são a raiz dela. Primeiro vem a fé, e onde houver fé verdadeira, as obras a seguirão. CBASD, vol. 3, p. 1046.
4 O coração. A situação aparentemente sem esperança na qual se encontrava o salmista perturbava seu coração. Um sentimento terrível de solidão se apossou de sua alma. CBASD, vol. 3, p. 1046.
5 Lembro-me. Tais lembranças podem trazer tristeza e esperança. O salmista estava triste porque o presente não era como o passado. Ao relembrar as primeiras manifestações do poder de Deus, seu coração foi encorajado na esperança de que o Senhor responderia sua oração mais uma vez. Ele se encorajou a continuar seu pedido. CBASD, vol. 3, p. 1046.
6 Como terra sedenta. Como a terra apresenta rachaduras durante um longo período de seca, como se partisse os lábios em mudas súplicas por água para saciar sua sede, assim o salmista ansiava pelos chuveiros do céu para irrigar sua alma. CBASD, vol. 3, p. 1046.
8 Pela manhã. Como a luz da aurora dissipava as trevas, ele pedia que a luz da presença de Deus banisse as trevas de seu ser. O amanhecer é apropriado para a devoção e meditação na benignidade do Senhor. CBASD, vol. 3, p. 1046.
9 Em Ti me refugio. Literalmente, “em Ti me escondo”. O Senhor é um refúgio quando as tempestades da vida estão furiosas e prestes a nos fazer submergir (ver Sl 46:1). CBASD, vol. 3, p. 1046.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário