Reavivados por Sua Palavra


Salmo 143 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
26 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Há um desejo ardente por parte do salmista em andar na presença de Deus. Em meio à acirrada perseguição de seus inimigos, Davi ergueu uma sincera súplica por auxílio divino. Seu coração anelava por Deus e pela guia do “bom Espírito”, a fim de que pudesse andar “por terreno plano” (v.10). Ainda que enfrentando momentos sobremodo difíceis, ele sabia onde encontrar fiel e justo refúgio: “Responde-me, segundo a Tua fidelidade, segundo a Tua justiça” (v.1).

Ao estudar a história dos grandes homens e mulheres de Deus do passado, suas experiências com Deus e conquistas espirituais, tendemos a criar uma expectativa alta, e algumas vezes até inalcançável, com relação à nossa própria experiência com Deus. Lembramos da vitória de Davi contra Golias, de todos os livramentos que o Senhor operou na vida dele, das promessas divinas que recebeu, e pensamos ser impossível trilhar pela vereda que o tornou um homem segundo o coração de Deus. Não podemos esquecer, porém, que a história de Davi não relata apenas suas vitórias, mas também suas quedas e fracassos.

O Senhor não omitiu as fraquezas e sofrimentos de Seus servos nas Escrituras, a fim de dar à humanidade o fiel registro de Suas misericórdias e a infalibilidade de Suas promessas. Não podemos avaliar a nossa condição espiritual por nós mesmos e nem pela experiência de outros. Devemos olhar para os fiéis servos de Deus do passado e do presente com vistas ao fortalecimento e edificação do corpo de Cristo. Mas se queremos ser vivificados e santificados, e desfrutar da genuína comunhão com Deus, como Davi, precisamos olhar na direção certa: “Pois em Ti, Senhor Deus, estão fitos os meus olhos” (Sl.141:8).

Jesus elegeu doze homens com temperamento, educação e origem diferentes, tocou em leprosos, olhou com compaixão para pessoas que há muito tempo andavam à margem da sociedade, libertou os endemoninhados, purificou as prostitutas, fez de ladrões homens honestos, comeu com os ricos, alimentou os pobres; muitos desses, pessoas anônimas, mas que provaram da mesma Fonte: Jesus Cristo. Não subestime a sua jornada com Deus. O Céu onde estará Davi é o mesmo onde estarão os trabalhadores “da hora undécima” (Mt.20:9) e é para onde o Senhor anseia nos levar também. Basta irmos a Ele cada dia em humildade e contrição.

Ninguém que, humildemente, inicia o dia clamando a Deus: “Ensina-me a fazer a Tua vontade” (v.10), fica sem resposta. Por vezes, pode até parecer que a resposta não veio, mas ela sempre vem, num processo diário de aprendizado e santificação. Podemos não saber orar tão bem quanto Davi; não ter palavras que expressem tão bem a intensidade de nossas lutas. Contudo, conhecendo a nossa estrutura, o Senhor nos concede o Seu “bom Espírito” (v.10), que intercede por nós “com gemidos inexprimíveis” (Rm.8:26), ainda que não saibamos orar como convém.

Vá até Jesus com suas imperfeições e sofrimentos. Peça a Ele para conhecê-Lo. “Provai e vede que o Senhor é bom” (Sl.34:8). Pois é justamente a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento (Rm.2:4). Olhe para o Cristo vivo! E Ele transformará você à semelhança dEle e tirará da tribulação a sua alma (v.11).

Livra-nos, Senhor, dos nossos inimigos; dentre eles o pior, que é o nosso próprio eu! Ensina-nos a fazer a Tua vontade e que o Teu Espírito nos guie por terreno plano! Volta logo, Jesus! Dá-Te pressa em responder-nos, pois a nossa alma anseia por Ti como terra sedenta! Em nome de Jesus, Amém.

Vigiemos e oremos!

Bom dia, contritos servos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Salmos143 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.