Filed under: Sem categoria
233 palavras
Introdução. O Salmo 138 é um hino de gratidão. O salmista manifesta coragem, firmeza, fidelidade e se compromete a reconhecer seu Senhor diante de todos os deuses dos pagãos ou diante de reis e governantes. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1037.
1 Poderosos. Ou “Deuses”(ARC). Do heb ‘elohim, possivelmente, uma referência aos deuses pagãos. O salmista não pensa que estes deuses pagãos existem realmente; ele se refere a eles somente como existindo na mente de seus adoradores. CBASD, vol. 3, p. 1037.
2 Acima de tudo o Teu nome. A LXX assim traduz a frase: “porque Tu magnificaste Teu santo nome acima de todas as coisas”. … O nome ou a reputação de Yahweh foi grandemente desonrado por causa dos pecados de Israel. O cumprimento da palavra ou promessa de Deus tende a restaurar a confiança no bom nome do Deus de Israel. CBASD, vol. 3, p. 1037.
6 Humildes. Embora Deus esteja exaltado acima, no Céu, Ele se inclina para tocar os humildes da Terra, Ele olha graciosamente para os pobres de espírito e promete habitar com eles. CBASD, vol. 3, p. 1038.
Soberbos. O orgulho é uma barreira insuperável entre o ser humano e Deus. O orgulho foi o pecado que levou à queda de Lúcifer (Is 14:13, 14). CBASD, vol. 3, p. 1038.
8 Tuas mãos. O salmista recorre a Deus como seu criador. Quando O reconhecemos desta forma, teremos uma base para confiar nEle em suprir nossas necessidades. CBASD, vol. 3, p. 1038.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário