Reavivados por Sua Palavra


Salmo 138 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

Se teve alguém que foi severamente perseguido, esse alguém foi Davi. De todos os lados surgiam inimigos, e seus maiores e mais temidos adversários eram pessoas do próprio povo e até de sua própria casa. Contudo, foram exatamente nestes momentos que Davi sentiu ainda mais perto o braço do Senhor; em que percebeu de uma forma ainda mais clara, o cuidado e o alento de Deus. Ele declarou: “Se ando em meio à tribulação, Tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a Tua destra me salva” (v.7).

Não é fácil passar por momentos de crise. Nós temos a tendência de sempre olhar para o lado pior da situação. Mas Deus nos convida a nEle confiar ainda que tudo pareça escuro. O apóstolo Paulo sofreu devido a uma provável enfermidade, a qual chamou “espinho na carne”. Apesar das cogitações, não sabemos ao certo qual foi o seu problema, mas uma coisa é certa, a Sua experiência nos deixou a resposta divina a todo aquele que é provado: “A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co.12:9).

Somente quando reconhecemos que só o Senhor é capaz de reerguer a nossa vida e de nos fazer justiça, encontramos o caminho da salvação (v.7). A nossa avidez em resolver as coisas por nossos próprios esforços ou em que Deus nos livre de imediato de alguma tribulação, desvia o nosso olhar do Único que conhece o fim desde o princípio. Ele sabe o que é melhor para nós. Paulo pediu por três vezes que Deus o livrasse de seu sofrimento, mas Deus jamais daria o que fosse um prejuízo espiritual para o Seu servo. O apóstolo entendeu a resposta divina e declarou: “Porque, quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co.12:10).

A nossa luta “não é contra o sangue e a carne”, mas contra Satanás e seus anjos (Ef.6:12); o que seria uma batalha bem desleal não fosse a armadura inabalável que o Senhor dos Exércitos nos oferece. Deus nos convoca ao Seu exército com a promessa de vitória a todo aquele que perseverar até o fim. Não estamos vivendo tempos fáceis, amados. Parece que tudo está distorcido e que falar ou buscar viver a vontade de Deus é sempre considerada uma atitude farisaica. Mas então lembro-me de Noé, considerado um lunático por sua geração; de Elias, chamado de “o perturbador de Israel”; ou de Daniel, lançado em uma cova de leões por causa de sua comunhão com Deus.

Acredite que “o Senhor levará a bom termo” (v.8) o que diz respeito à tua salvação. O Deus que olha para os humildes e não deixa escapar os soberbos, é Senhor excelso (v.6), que acode Seus filhos no dia em que clamam (v.3). Se a resposta não chegou como você esperava, tenha a certeza de que ela veio exatamente como deveria acontecer. A fidelidade de Deus não depende de nossas expectativas, a fidelidade de Deus as supera.

Portanto, meus irmãos, que mesmo em meio à situações desanimadoras, como Davi possamos render graças ao Senhor de todo o nosso coração e Ele nos fortalecerá até o Dia em que contemplaremos a Sua glória (v.5). Vigiemos e oremos!

Bom dia, humildes de coração!

Rosana Garcia Barros

#Salmos138 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.