Reavivados por Sua Palavra


SALMO 129 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
11 de setembro de 2023, 23:25
Filed under: Sem categoria

SALMO 129 – A vida já é desafiadora por si mesma, por estarmos em um mundo que preza pelo pecado, pela corrupção, pela inveja, pelo ódio e pela injustiça. Contudo, para o justo, a existência é pautada por adversidades ainda mais intensas.

Leia o Salmo em pauta. Além de tentar entender, assimile à tua vida cada sentença de seus versos. Agora, reflita nas palavras de Eugene Peterson, sobre este sagrado Salmo:

“Você pensa na fé cristã como sendo um estilo de vida frágil que só pode florescer quando as condições climáticas estão certinhas, ou você a vê como uma planta resistente, perene, que subsiste através de tempestade e seca, sobrevive aos passos de pés descuidados e aos ataques de vândalos? […]. A pessoa de fé sobrevive a todos os opressores. A fé perdura”.

Observe esta realidade na vida do grande, culto e extraordinário apóstolo Paulo (II Coríntios 11:23-29). Sobretudo, considere a trajetória do povo de Deus no Antigo Testamento e da Igreja no Novo Testamento. Os desafios sempre foram titânicos, porém, pela graça de Deus e fé em Sua direção, tanto os judeus quanto a igreja ainda existe mesmo enfrentando inclusive as orquestrações do Inferno para sobreviver.

“‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo’ – é assim que Israel conta isso – ‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo, mas nunca conseguiram me dominar’. O povo de Deus é forte. Por longos séculos aqueles que pertencem ao mundo têm promovido guerra contra o caminho da fé, e eles não conseguem vencer. Já tentaram de tudo, mas nada funcionou. Tentaram perseguição, ridicularização, tortura e exílio, mas o caminho da fé continuou saudável e robusto: ‘Eles me chutaram por aí desde que eu era novo, mas nunca conseguiram me dominar’”.

O remanescente fiel no Salmo está apenas lembrando, olhando para traz. Sobreviveu. Graças a Deus! As cicatrizes permanecem para contar a história de perseverança, de lutas e resiliência; mas acima de tudo, revelar que Deus é justo e libertador (Salmo 129:3-4).

Os perversos serão envergonhados e derrotados; os justos serão honrados e gratos (Salmo 129:5-8).

As potentes portas do Inferno nunca prevalecerão contra a Igreja (Mateus 16:18). Escatologicamente, a igreja sairá vitoriosa sobre as investidas satânicas dos últimos dias (Apocalipse 7:9-17). Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.