Reavivados por Sua Palavra


Salmo 127 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de setembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

No primeiro capítulo do livro de Êxodo, encontramos o relato da descendência dos filhos de Jacó no Egito. Mas há ainda a história de Sifrá e Puá. Pouco crédito é dado a estas duas servas de Deus que preferiram temer ao Senhor do que aos homens. Elas eram parteiras e receberam de Faraó a ordem de matar todos os meninos hebreus que nascessem. “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos” (Êx.1:17). E devido a este ousado ato de fé, o Senhor as abençoou: “E, porque as parteiras temeram a Deus, Ele lhes constituiu família” (Êx.1:21). Sifrá e Puá temeram a Deus.

Comentando este relato, escreveu Charles R. Swindoll: “[…] quando o decreto do rei violar diretamente a vontade expressa de Deus, devemos temer a Deus como duas mulheres corajosas chamadas Sifrá e Puá O temiam. E elas, mesmo mortas, ainda falam. […] As parteiras valorizavam mais o favor de Deus do que o de Faraó”.

O Salmo de hoje deixa bem claro que um lar sem a presença de Deus é uma edificação falida. Uma família sem o temor do Senhor torna-se uma bandeira na causa de Satanás, como bem pontuou Ellen White: “Na família Satanás está em atividade. Sua bandeira tremula, mesmo nos lares que se professam cristãos. Há invejas, suspeitas, hipocrisias, separação, emulação, contenda, traição de santos legados, satisfação das paixões. Todo o conjunto de princípios e doutrinas religiosas, que deveriam constituir o fundamento e arcabouço da vida social, assemelha-se a uma massa vacilante, prestes a ruir” (O Grande Conflito, CPB, p. 590).

Há realmente um grande conflito envolvendo cada família e toda família humana. Cada lar tem se tornado um palco, ou do poder de Deus ou da ação de Satanás. Famílias que aparentemente parecem bem equilibradas estão sendo destruídas pelos ataques malignos por não confiarem a Deus o primeiro lugar em suas casas e em seus corações. O mundo precisa de mais mulheres sábias que edifiquem a sua casa (Pv.14:1), sob o sólido fundamento do temor a Deus; de mais homens que amem suas esposas assim como “Cristo amou a igreja” (Ef.5:25); de pais que eduquem seus filhos “na disciplina e na admoestação do Senhor” (Ef.6:4); de filhos que obedeçam a seus pais no Senhor, “pois isto é justo” (Ef.6:1).

Nunca houve uma geração tão desvirtuada do conceito do que seja temer a Deus como esta. O levantar das mãos, músicas com apelos emocionais e palavras que amaciam o ego têm sido o fundamento de uma fé frágil e superficial. O “assim diz o Senhor” tem sido trocado pelo assim disse o homem. As práticas mundanas têm invadido os lares, e dos lares à igreja. O consumismo se instala na mente como uma doença que só pode ser “curada” com trabalho excessivo e sem repouso, inclusive no desrespeito ao santo sábado do Senhor. Mas quão grande bênção há para os amados de Deus! A estes, o Senhor abençoa “enquanto dormem” (v.2).

Meus queridos irmãos, há pouco mais de dez anos o Senhor me despertou e me fez enxergar o quanto eu estava negligenciando o que deveria ser o meu primeiro ministério: a minha família. A minha primeira missão passou a ser realizada dentro do meu lar e Deus tem provado a grande bênção que há em seguir o Seu propósito. Vejam o que escreveu o apóstolo Paulo: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1Tm.5:8).

Que séria advertência, amados! Precisamos compreender, que não há maior sermão do que uma família temente a Deus. Devemos proclamar as três mensagens angélicas de nossa casa para o mundo. Permita que o Senhor Deus seja o edificador de sua casa e “todos os teus filhos serão ensinados do Senhor; e será grande a paz de teus filhos” (Is.54:13).

Pai amado, não tem sido fácil a tarefa de educar filhos para a eternidade. Muitas vezes nos sentimos desanimados e até fracassados. Mas cremos que se edificarmos o nosso lar sobre o sólido alicerce da Tua Palavra, o Senhor nos honrará. Ajuda-nos, Pai! Em nome de Jesus, Amém!

Como nunca antes, amados: Vigiemos e oremos!

Feliz semana, lares de esperança!

Rosana Garcia Barros

#Salmos127 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.